THE ARCHITECTURE OF THE FUTURE
Palavras-chave:
Karl Chu, arquitetura genética, softwares generativos, metafísicaResumo
O presente trabalho procura ilustrar uma arquitetura não padronizada ou não uniforme que surgiu a partir do século XXI, com novos materiais, tecnologias, informações sobre genética e biologia, softwares e sistemas de computação extremamente desenvolvidos; em outras palavras, uma nova gama de possibilidades na produção da arquitetura. Isso permitiu uma outra perspectiva, na qual muitos arquitetos não estavam interessados apenas em projetar uma forma final, mas na criação de softwares e suas variações automatizadas, como programas de software genéticos que podem resultar em uma enorme quantidade de novas formas. Este texto é uma compilação da parte teórica e prática de um workshop lecionado pelo Prof. Karl Chu no Mestrado em Arquitetura Biodigital, na Universidade Internacional da Catalunha, em Barcelona e um convite à reflexão sobre a arquitetura do futuro.
Referências
PETIT, J. Ma, Filosofía de la Naturaleza, Sant Jordi, 2a Edición, Barcelona, w./d. TERZIDIS, Kostas, Algorithmic Architecture, Architectural Press, Great Britain, 2008.
HOLLAND, John H., Emergence From Chaos to Order, Basic Books, United States of America, 1999.
VV. AA (A), The Metapolis Dictionary of Advanced Architecture, Actar, Barcelona, 2003.
CASTLE, Helen (Ed.), AD Architectural Design, Emergence: Morphogenetic Design Strategies, vol. 74, no 3, Wiley-Academy, London, May/June 2004.
WOLFRAN, Stephen, A new kind of science, Wolfran Media, Canada, 2002.
VV. AA (D), Genetic Architectures II: digital tools & organic forms, Site Books/ESARQ(UIC), Barcelona, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andrea Macruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0