MÉTODOS E PERSONAGENS NO DOCUMENTÁRIO DE EDUARDO COUTINHO

Autores

  • Natália Rodrigues Moreira Amado Costa Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Pedro Henrique Folco Ortiz Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Eduardo Coutinho, documentário, entrevista, personagem

Resumo

Eduardo Coutinho foi, sem dúvida, um dos maiores documentaristas brasileiros. Cada uma de suas obras carrega histórias e personagens únicos, que marcaram o cinema nacional e se tornaram objeto de estudo para aqueles que buscam compreender a estética do diretor e suas escolhas. Este artigo procura mapear, desde o início da carreira do diretor até seus filmes mais recentes, métodos de filmagem e abordagem de seus personagens conforme vão surgindo em cena. Serão analisadas três de suas obras: Babilônia 2000, Edifício Master e Últimas Conversas.

Biografia do Autor

Natália Rodrigues Moreira Amado Costa, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Radialista, formada pela Faculdade Cásper Líbero

Pós-graduada em Cinema, Vídeo e TV pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Pedro Henrique Folco Ortiz, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Jornalista e documentarista

Doutor em Comunicação e Cultura pelo PROLAM- USP

Coordenador dos cursos de Rádio e TV e Jornalismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e professor do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero (SP).

 

 

Referências

BEZERRA, Cláudio. A personagem no documentário de Eduardo Coutinho. Campinas: Papirus, 2014.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho – televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. O fim e o princípio: Entre o mundo e a cena. In: Novos Estudos - CEBRAP, São Paulo, v. 33, n. 99, 2014.

MONTENEGRO, Antonio Torres. Cabra Marcado para Morrer: entre a memória e história. In: SOARES, Mariza de Carvalho e FERREIRA, Jorge (Organizadores). A História vai ao Cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 179-192.

MUSSE, Christina Ferraz; MUSSE, Mariana Ferraz. A entrevista no telejornalismo e no documentário: possibilidades e limitações. In: Rumores, São Paulo, v. 4, n. 8, 2010.

WAINER, Julio. A entrevista no documentário. 2014. 200 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

FILMOGRAFIA:

BABILÔNIA 2000. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: VideoFilmes, Cecip, Donald K. Ranvaud e Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro, 2001. Dur. 80 min.

CABRA Marcado para Morrer. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Mapa Filmes e Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro, 1984. Dur. 119 min.

EDIFÍCIO Master. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: VideoFilmes. Rio de Janeiro, 2002. Dur. 110 min.

FIO da Memória, O. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro - Funarj. Rio de Janeiro, 1991. Dur. 115 min.

FIM e o Princípio, O. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro, 2005. Dur. 110 min.

SANTO Forte. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Cecip. Rio de Janeiro, 1999. Dur. 80 min.

SEIS Dias de Ouricuri. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Rede Globo. Rio de Janeiro, 1976. Dur. 41 min.

THEODORICO, imperador do sertão. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Rede Globo. Rio de Janeiro, 1978. Dur. 49 min.

ÚLTIMAS Conversas. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: VideoFilmes. Rio de Janeiro, 2015. Dur. 85 min.

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Publicado

14-12-2023

Como Citar

Costa, N. R. M. A., & Ortiz, P. H. F. (2023). MÉTODOS E PERSONAGENS NO DOCUMENTÁRIO DE EDUARDO COUTINHO. Revista Belas Artes, 25(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/370