A ENCENAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO THE ACT KILLING: A IMAGEM DOCUMENTAL E A SUBJETIVIDADE DA REPRESENTAÇÃO
Palavras-chave:
Documentário, The Act Of Killing, Performance, Ficção, Joshua OppenheimerResumo
O propósito do artigo é analisar como o documentário The Act Of Killing, do cineasta norte-americano Joshua Oppenheimer, utiliza da atuação de não-atores para representar suas memórias e como essas pessoas constroem seu testemunho. Levando como partida a relação histórica da dramaticidade como utensílio no cinema documental para compor sua narrativa, o artigo analisa também a potência desse tipo de cinema que mistura livremente a subjetividade do testemunho com a realidade social, e seu valor para rever questões históricas, como no caso, a ditadura militar que ocorreu na Indonésia.
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FILMOGRAFIA:
CABRA MARCADO PARA MORRER. Eduardo Coutinho, Brasil, 119 min, 1984. CRONICA DE UM VERAO. Jean Rouch e Edgard Morin, França, 92min, 1961. EU, UM NEGRO. Jean Rouch, França, 73 min, 1958.
NANOOK O ESQUIMÓ. Robert Flaherty, Estados Unidos, 79 min, 1922.
S21: THE KHMER ROUGE DEATH MACHINE. Rithy Panh, 111 min, 2003. SERRAS DA DESORDEM. Andrea Tonacci, 135 min, 2006.
THE ACT OF KILLING. Joshua Oppenheimer, Indonésia, 165 min, 2012.
THE GLOBALIZATION TAPES. Joshua Oppenheiumer, Estados Unidos, 70 min, 2003.
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