OS CAMINHOS DA CRIATIVIDADE EM ARTES VISUAIS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO MEDIADA PELOS CONFLITOS E CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Isac dos Santos Pereira Universidade Anhembi Morumbi
  • Monique Deheinzelin Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação, Educação qualitativa, Pintura, Criatividade

Resumo

O presente trabalho procura salientar a importância das ações avaliativas, no âmbito escolar. A intenção é elucidar o máximo possível os procedimentos de avaliações que devem ser feitos, sua importância como subsídio preponderante no processo criativo discente e seus processos no decorrer do ensino. Todo o trabalho foi corroborado sua eficácia com pesquisas feitas em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental I, em Artes Visuais, em que este pesquisador atuou e atua como professor. Comprova-se que a ação qualitativa pictórica e gráfica discente, resultante da ação avaliativa docente, com auxílio no processo criador, deve ser um dos fatores fundamentais na sala de aula em meio ao contexto e conflitos criativos dos estudantes.

Biografia do Autor

Isac dos Santos Pereira, Universidade Anhembi Morumbi

Graduado em artes visuais pela Faculdade Paulista de Arte -FPA.

Especialista em Arte na Educação: teoria e prática pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP

Pós-Graduando em Neurociências Aplicada a Educação pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM.

Professor Efetivo em Arte no Ensino Fundamental I da rede Pública do Estado de São Paulo

Monique Deheinzelin, Universidade de São Paulo

Bacharel em Física pela universidade federal da Bahia – UFBA

Mestre e doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo

Professora no curso de Especialização Arte na educação: teoria e prática na Universidade de São Paulo

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Publicado

14-12-2023

Como Citar

Pereira, I. dos S., & Deheinzelin, M. (2023). OS CAMINHOS DA CRIATIVIDADE EM ARTES VISUAIS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO MEDIADA PELOS CONFLITOS E CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Belas Artes, 24(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/365