CENSURA E ARTE: AS GUERRAS CULTURAIS E O CONSERVADORISMO AMERICANO

Autores

  • Maria Eduarda da Trindade dos Reis Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Andres Serrano, Robert Mapplethorpe, National Endowment for the Arts, Culture Wars

Resumo

Este artigo trata de um embate entre ortodoxos e progressistas em relação à questão do subsídio governamental para as artes nos anos de 1989 e 1990, em meio a um período conhecido como Guerra Cultural nos Estados Unidos. O principal tema da disputa são as produções de Andres Serrano e Robert Mapplethorpe exibidas com fundos governamentais do National Endowment for the Arts em 1989 e levadas a discussão no Congresso e nos tribunais entre esses dois anos. O objetivo central é compreender as consequências da censura colocada aos subsídios dados pelo governo americano para as artes. A metodologia utilizada foi leitura de livros, artigos, sites de agências governamentais e de comunicação e relatos jornalísticos da época. O recorte foi a sociedade americana dos anos 1989 e 1990. Os resultados alcançados se restringem a esses anos, não chegando a conclusões sobre as consequências a médio e longo prazo.

Biografia do Autor

Maria Eduarda da Trindade dos Reis, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista em História da arte: Teoria e crítica (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Graduada em Design de Moda (Instituto de Educação Superior de Brasília)

Referências

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Publicado

14-12-2023

Como Citar

Reis, M. E. da T. dos. (2023). CENSURA E ARTE: AS GUERRAS CULTURAIS E O CONSERVADORISMO AMERICANO. Revista Belas Artes, 24(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/362