A AMAZÔNIA INDICIAL (OU) O SIGNO AMBIENTAL NAS OBRAS DE JALOO, CLÁUDIA LEÃO E BERNA REALE

Autores

Palavras-chave:

Amazônia, Ambiente, Arte

Resumo

Este texto surgiu de uma inquietação brotada na visita à exposição Pororoca – A Amazônia, que se realizou no MAR (Museu de Arte do Rio) em 2014. Seu curador, Paulo Herkenhoff, afirmava que se tratava ali de um convite ao debate sobre as (in)visibilidades históricas, sociais, políticas e estéticas do outrora denominado inferno verde, citando Euclides da Cunha. Daí, surgiu a questão: qual visibilidade da Amazônia nos apresentam o vídeo clipe Chuva (2016), do Jaloo, o vídeo Navs e Paisagem (2011), de Claudia Leão e a memória fotográfica da performance Quando Todos Calam (2009), de Berna Reale? Haveria um fio de Ariadne narrativo entre eles que nos remeta à algo singular da atmosfera amazônica?

Biografia do Autor

Maria Conceição Golobovante, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Mestrado em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Professora nas áreas de Comunicação e Ciências Socioambientais da PUC-SP

Referências

CARAMELLA, E., KUTSCHAT, D., FOGLIANO, F., NAKAGAWA, F. (orgs). Mídias multiplicação e convergências. São Paulo: SENAC, 2009.

CASTRO, Edna. Dinâmica socioeconômica e desmatamento na Amazônia. In Novos Cadernos NAEA. Belém: NAEA/UFPA, v. 8, n. 2, p. 5-39, dez. 2005.

CASTRO, Edna. Desenvolvimento sustentável na Amazônia. Palestra realizada no Ciclo de Estudos sobre a Amazônia. Brasília: Gabinete de Segurança Institucional; Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais, 2004.

CASTRO, Edna. Planos de Desenvolvimento. Palestra no encontro Amazônia e Desenvolvimento Territorial no século XXI, realizada pela pós-graducação em Geografia da Universidade Federal do Pará. Belém : PPGEO/UFPA, 2009.

DUTRA, Manuel Sena. A natureza da mídia: os discursos da TV sobre a Amazônia, a biodiversidade, os povos da floresta. São Paulo: Anablume, 2009.

JARDIM, Eduardo. A duas Vozes: Hannah Arendt e Octavio Paz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007

LEITE, Marcelo. A floresta amazônica. São Paulo: Publifolha, 2001.

LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. A Amazônia no século XXI – novas formas de desenvolvimento. São Paulo: Empório do Livro, 2009.

PAZ, Octavio. A outra voz. Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1993.

PINTO, Lucio Flavio. CVRD, a sigla do enclave na Amazônia. Belém: CEJUP, 2003.

REALE, Berna. Site. Disponível em: www.bernareale.com. Acessado em: 5/4/17.

VIANA, Rosely Risuenho. A Amazônia na publicidade da Natrua Ekos : refrações imaginárias. Tese de doutorado defendida no programa de estudos pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Golobovante, M. C. (2023). A AMAZÔNIA INDICIAL (OU) O SIGNO AMBIENTAL NAS OBRAS DE JALOO, CLÁUDIA LEÃO E BERNA REALE. Revista Belas Artes, 24(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/360