DESIGN DE INTERIORES: DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA PROFISSÃO
Palavras-chave:
Design de Interiores, Mercado Profissional, Empreendedorismo, Tendências de mercadoResumo
O presente trabalho foi realizado para auxiliar estudantes e profissionais de design de interiores que atuam ou não no mercado. Buscamos entender a profissão desde o seu surgimento na história até a atualidade, onde destacamos as instituições de ensino superior em design de interiores e identificamos como a educação está diretamente ligada à formação de novos profissionais na área. Quando falamos de design de interiores, é importante destacar o que significa a profissão e em quais áreas esse profissional pode atuar, quais são os seus desafios e tendências. O processo de desenvolvimento de um projeto é bastante longo e exige comprometimento e dedicação do profissional para com o seu cliente. Falamos também sobre as tendências de mercado, quais as expectativas do cliente ao contratar o designer de interiores e quais são os maiores desafios atuais e futuros da profissão. Um mapeamento do mercado de trabalho é apresentado ao profissional, bem como as diversas possibilidades de atuação, dando ênfase ao profissional que pretende abrir o seu próprio negócio e às características empreendedoras. Destacam-se técnicas e ferramentas que auxiliam no processo de criação e de desenvolvimento de novas ideias e projetos, assim como o design thinking e a importância de um plano de negócios.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2006
BIZZOTO, Carlos Eduardo N. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008.
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2008.
CORREIA, Elwin L.; OLIVEIRA, Leila R., AURIANI, Márcia. Gestão do Design. São Paulo: Ed. Reflexão, 2016.
DANTAS, Cristina. Brasil Porta Adentro: Uma visão histórica do Design de Interiores. São Paulo: Ed. C4, 2015.
DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987.
ENDEAVOR BRASIL. Empreendedores brasileiros: perfis e percepções 2013.
GRAMIGNA, Mara Rita. Líderes inovadores: ferramentas da Criatividade que fazem a diferença. São Paulo: M. Books, 2004.
GURGEL, M. Projetando espaços: design de interiores. Ed. Senac. São Paulo, 2007.
IIDA. International Interior Design Association. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2015.
KRUCKEN, Lia. Competências para o Design na Sociedade Contemporânea: Estudos Avançados em Design. Caderno 2. UEMG, 2008
MARTIN, Roger L. Design de negócios: por que o design thinking se tornará a próxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MOZOTA, Brigitte. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
OSTERVALDER, A; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011
RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Classificação Nacional de Atividades Econômicas 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2016.
RIBEIRO, B. O Designer de Interiores como Marca. 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.
VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dario de Barros Vedana, Maira Petratti Pansonato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0