DESIGN DE INTERIORES: DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA PROFISSÃO

Autores

  • Dario de Barros Vedana Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Maira Petratti Pansonato Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Design de Interiores, Mercado Profissional, Empreendedorismo, Tendências de mercado

Resumo

O presente trabalho foi realizado para auxiliar estudantes e profissionais de design de interiores que atuam ou não no mercado. Buscamos entender a profissão desde o seu surgimento na história até a atualidade, onde destacamos as instituições de ensino superior em design de interiores e identificamos como a educação está diretamente ligada à formação de novos profissionais na área. Quando falamos de design de interiores, é importante destacar o que significa a profissão e em quais áreas esse profissional pode atuar, quais são os seus desafios e tendências. O processo de desenvolvimento de um projeto é bastante longo e exige comprometimento e dedicação do profissional para com o seu cliente. Falamos também sobre as tendências de mercado, quais as expectativas do cliente ao contratar o designer de interiores e quais são os maiores desafios atuais e futuros da profissão. Um mapeamento do mercado de trabalho é apresentado ao profissional, bem como as diversas possibilidades de atuação, dando ênfase ao profissional que pretende abrir o seu próprio negócio e às características empreendedoras. Destacam-se técnicas e ferramentas que auxiliam no processo de criação e de desenvolvimento de novas ideias e projetos, assim como o design thinking e a importância de um plano de negócios.

Biografia do Autor

Dario de Barros Vedana, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Comunicação e graduado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com Certificate in Marketing Management pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Professor nos cursos de Gestão do Design e Design Digital e Novas Mídias do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Maira Petratti Pansonato, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-Graduada em Gestão do Design (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Bacharel em design de interiores (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2006

BIZZOTO, Carlos Eduardo N. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2008.

CORREIA, Elwin L.; OLIVEIRA, Leila R., AURIANI, Márcia. Gestão do Design. São Paulo: Ed. Reflexão, 2016.

DANTAS, Cristina. Brasil Porta Adentro: Uma visão histórica do Design de Interiores. São Paulo: Ed. C4, 2015.

DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987.

ENDEAVOR BRASIL. Empreendedores brasileiros: perfis e percepções 2013.

GRAMIGNA, Mara Rita. Líderes inovadores: ferramentas da Criatividade que fazem a diferença. São Paulo: M. Books, 2004.

GURGEL, M. Projetando espaços: design de interiores. Ed. Senac. São Paulo, 2007.

IIDA. International Interior Design Association. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2015.

KRUCKEN, Lia. Competências para o Design na Sociedade Contemporânea: Estudos Avançados em Design. Caderno 2. UEMG, 2008

MARTIN, Roger L. Design de negócios: por que o design thinking se tornará a próxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MOZOTA, Brigitte. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

OSTERVALDER, A; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011

RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Classificação Nacional de Atividades Econômicas 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2016.

RIBEIRO, B. O Designer de Interiores como Marca. 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.

VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Vedana, D. de B., & Pansonato, M. P. (2023). DESIGN DE INTERIORES: DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA PROFISSÃO. Revista Belas Artes, 23(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/358