SOBRE ARTE E TECNOLOGIA: OS FILMES DE LUZ SÓLIDA DE ANTHONY MCCALL

Autores

  • Cássia Takahashi Hosni Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Arte, Tecnologia, Anthony McCall, Filmes de luz sólida

Resumo

O presente ensaio aborda a obra do artista britânico Anthony McCall, em especial, a série de filmes de luz sólida, produzida inicialmente na década de 1970 e retomada pelo artista nos anos 2000. A trajetória do artista passa por diferentes áreas como a performance, o cinema, a instalação, entre outros meios. Desse modo, busca-se pensar a obra, o espaço arquitetônico e a relação com os espectadores, em conjunto com a poética do artista e as suas relações com a tecnologia.

Biografia do Autor

Cássia Takahashi Hosni, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo)

Mestrado em Multimeios (Universidade Estadual de Campinas)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

GALERIA Luciana Brito. Anthony McCall. São Paulo: Galeria Luciana Brito, 2011. Catálogo.

FOSTER, Hal. Jogos de Luz. In: Anthony McCall. Galeria Luciana Brito. 2011. Catálogo. p. 41-45.

FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

GODFREY, Mark. Anthony McCall’s Line Describing a Cone. Tatepapers, 2012.

PAÏNI, Dominique. Reflexões sobre o “cinema exposto”. In: MACIEL, Katia. Cinema Sim: Ensaios e reflexões. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. p. 26-36

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Hosni, C. T. (2023). SOBRE ARTE E TECNOLOGIA: OS FILMES DE LUZ SÓLIDA DE ANTHONY MCCALL. Revista Belas Artes, 23(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/357