A DESMISTIFICAÇÃO DO URBANISMO PARAMÉTRICO PARA ANÁLISE DA DENSIDADE URBANA

Autores

  • Carolina Girotti Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Urbanismo Paramétrico, Densidade Urbana, Grasshopper, Rhinoceros, Desenho Paramétrico

Resumo

A densidade urbana é um conceito complexo, a qual está condicionada a fatores como congestionamento urbano, vitalidade urbana, acesso ao sol e clima urbano. Entende-se que relacionar a densidade urbana ao urbanismo paramétrico pode facilitar não apenas o entendimento da mesma, mas também a solução futura de problemas urbanos, como os citados a cima. O estudo da densidade urbana condiciona a aplicação de índices urbanísticos, como taxa de ocupação do solo e coeficiente de aproveitamento. A taxa de ocupação do solo e o coeficiente de aproveitamento são índices numéricos, os quais podem ser representados através de parâmetros dentro de uma linguagem de desenho paramétrico. A ferramenta de desenho paramétrico utilizada na presente pesquisa é o Rhinoceros com o editor algoritmo Grasshopper para o desenvolvimento da presente pesquisa. Conclui-se com a presente pesquisa que a escala de trabalho é fator chave quando se trata de densidade urbana.

Biografia do Autor

Carolina Girotti, Universidade de São Paulo

Arquiteta e Urbanista, formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Atualmente cursa mestrado em gestão urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com o tema de dissertação: Morfologia urbana e as condicionantes de potencial de energia solar fotovoltaica na escala de bairro.

Referências

ANTON, I.; TǍNASE, D. Informed Geometries. Parametric Modelling and Energy Analysis in Early Stages of Design. Energy Procedia, v. 85, p. 9–16, 2016.

HUI, S. C. M. Low energy building design in high density urban cities. Renewable Energy, v. 24, n. 3–4, p. 627–640, 2001.

MARINS, K.; ROMÉRO, M. Integration of urban morphology constraints in the development of a methodology for urban energy planning. p. 117–137, 2012.

MARTINS, T. A. DE L. De condicionantes solares à oportunidades de desenho urbano: otimização de tipo-morfologias urbanas em contexto de clima tropical. Rio de Janeiro: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

NG, E. A study of the relationship between daylight performance and height difference of buildings in high density cities using computational simulation. International Building Performance Simulation, p. 847–852, 2005.

NG, E. DESIGNING HIGH-DENSITY CITIES: For Social & Environmental Sustainability. 1a ed. London: Earthscan, 2010.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo.Brasil, 2014.

SILVA, E. R. J. Urbanismo Paramétrico: Experimentos para uma cidade compacta e sustentável. SIGraDi 2016, XX Congress of the iberoamerican Society of Digital Graphics. Anais...Buenos Aires: 2016.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Girotti, C. (2023). A DESMISTIFICAÇÃO DO URBANISMO PARAMÉTRICO PARA ANÁLISE DA DENSIDADE URBANA. Revista Belas Artes, 23(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/353