O AMOR, A FELICIDADE E O VAZIO DAS NOVAS GERAÇÕES
Palavras-chave:
Narcisismo, Pós-modernidade, Comportamento Humano, Felicidade, Redes SociaisResumo
Nossa sociedade tem sofrido uma acelerada transformação nas últimas décadas. A era pós-moderna nos mostra que a tecnologia, o consumo desenfreado e o narcisismo social traz mudanças representativas no comportamento humano, especialmente na relação das novas gerações com a felicidade e os relacionamentos amorosos. Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre esse momento e o status quo dos jovens no século XXI.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. 44 Cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido – sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.
BRUCKNER, Pascal. A euforia perpétua. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
BRUCKNER, Pascal. Fracassou o casamento por amor? Rio de Janeiro: Difel, 2013. CAMPBELL, W. Keith; Twenge, Jean M. The narcissim epidemic – living in the age of entitlement. New York: Atria Paperback, 2013.
COMTE-SPONVILLE, André. Tratado do desespero e da beatitude. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LAPLANCHE; PONTALIS. Vocabulário de psicanálise. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LASCH, Christopher. A cultura do narcisismo – a vida americana numa era de esperanças em declínio. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio – ensaios sobre o individualismo. Barueri: Manole, 2005.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 15.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.
LYOTARD, Jean-François. Euzinho. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jan. 2014.
ROSE, Josh. How social media is having a positive impact on our culture. Mashable, New York, 23 de fev. 2011.
TURKLE, Sherry. Alone togheter – why we expect more from technology and less from each other. New York: Basic Book, 2011.
WOLFE, Tom. The “Me” decade and the third great awakening. The New York Magazine, Nova Iorque, 23 ago. 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tiago Augusto Franco de Vasconcelos Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0