APROXIMAÇÕES TEÓRICAS SOBRE PRÁTICAS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

narrativa, audiovisual, contemporâneo, teorias

Resumo

O presente artigo integra o texto da dissertação de mestrado da autora “As trilhas da narrativa na videoarte brasileira” apresentada no ano de 2011. Essa parte da pesquisa representa a aproximação teórica feita a partir da necessidade de esmiuçar o significado e o papel da narrativa nas práticas criativas desenvolvidas nos meios audiovisuais, buscando-se inicialmente uma abordagem das experiências canonizadas do cinema narrativo constituído para, em seguida, abordar práticas audiovisuais experimentais implementadas por artistas e realizadores experimentais do audiovisual. Nesse sentido houve uma aproximação às teorias narrativas desenvolvidas pelo filósofo francês Gilles Deleuze e pelo pensador brasileiro do audiovisual André Parente.

Biografia do Autor

Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina

Graduada em Rádio e TV pela UNESP

Professora do Centro Universitário Belas Artes nos cursos de graduação e pós-graduação

Referências

AUMONT, Jacques e outros. A Estética do Filme. Campinas: Papirus Editora, 2008.

AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus Editora, 2010.

BENJAMIN, Walter. Autor como produtor. In: Magia e Técnica, Arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 2008.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e Técnica, Arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 2008.

BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. London: Routledge, 1985.

CRUZ, Roberto Moreira. Produção audiovisual Contemporânea. In: CRUZ, Roberto Moreira Cruz (org.) Rumos Cinema e Vídeo Linguagens Expandidas. São Paulo: Itaú Cultural, 2011.

DELEUZE, Gilles. A Imagem- Tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

GAUDREAULT, André, JOST, François. A narrativa cinematográfica. Brasília: Universidade de Brasília, 2009

GENETTE, Gérard. Discurso da Narrativa. Lisboa: Vega,1985.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 8a. ed. São Paulo: Loyola,1999.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

EISENSTEIN, Serguei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2002.

EISENSTEIN, Serguei. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2002.

MACHADO, Arlindo. Televisão levada a sério. Senac:São Paulo, 2005.

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007a.

MACHADO, Arlindo. (Org.) Made in Brasil. São Paulo: Iluminuras/ Itaú Cultural, 2007b.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas: Papirus Editora, 2008.

MACIEL, Katia (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009.

MACIEL, Katia. (org.) Cinema sim: narrativas e projeções: ensaios e reflexões. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

MANOVICH, Lev. The language of New Midea. Cambridge, Massachusetts: MIT, 2000.

MEIGH-ANDREWS, Chris. A History of Video Art: The Development of Form and Function. New York: Berg, 2006.

MELLO, Christine. Extremidades do Vídeo. São Paulo: Editora SENAC, 2008.

PARENTE, André. Narrativa e Modernidade. Os cinemas não narrativos do pós- guerra. Campinas: Papirus, 2000.

PARENTE, André. Deleuze e as virtualidades da narrativa cinematográfica. In: Fernão Pessoa Ramos. Teoria Contemporânea do Cinema, Volume I. São Paulo: Senac, 2005.p. 253-279

PARENTE, André. A Forma Cinema: variações e rupturas. In: MACIEL, Katia (org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009.

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

XAVIER, Ismail. D.W.Griffith, o nascimento de um cinema. São Paulo: Brasiliense, 1984.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Alvarenga, L. L. de O. (2023). APROXIMAÇÕES TEÓRICAS SOBRE PRÁTICAS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Belas Artes, 22(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/347