DO SUBTERRÂNEO À SUPERFÍCIE: LEITURAS DAS LEITURAS EM LENDO O LIVRO DO BLOQUEIO
Palavras-chave:
A. Sokúrov, Cerco de Leningrado, Cinema, História, MemóriaResumo
Neste artigo, estabelece-se o diálogo entre o filme Lendo o Livro do Bloqueio (2009) de A. Sokúrov e o livro A Book of Blockade (1983) de D. Granin e A. Adamovich, a partir da abordagem de Walter Benjamin sobre memória e história. Sem inovações em termos de linguagem cinematográfica, Sokúrov (des)constrói a representação dentro do ambiente da Rússia com seus traumas históricos. Com uma estética minimalista, o cineasta desnuda em toda a sua crueza as feridas que até então poucos artistas pós-soviéticos ousaram focar, são as formas que o testemunho toma na linguagem artística.
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Forense Universitária, 2008.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política Ensaios sobre a literatura e história da cultura. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DRUMMOND, Carlos. “A flor e a náusea” In: A Rosa do Povo. São Paulo: Record, 2001.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar Escrever Esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
GRANIN, D.; ADAMOVICH, A. A Book of Blockade. Moscow: Raduga Publishers, 1983.
JONES, M. Leningrad: State of Siege. New York: Basic Books, 2008.
LE GOFF, J. História e Memória. Trad. de Bernardo Leitão [et al.] Campinas: Ed Unicamp, 2010.
NESTROVSKI, A.; SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.
Filmografia:
KLEINERMAN, Isaac; KARMEN, Roman. The unknown war: documentary film history of the Nazi-Soviet conflict in World War II, 1978, 1040 min, B/W e color, mono.
SOKUROV, Aleksandr. Russian Ark, film: 2002, 99 min., 35 mm, colour, Dolby Digital. Video: 2002, 95 min., HD, 16:9, Dolby Surround.
SOKUROV, Aleksandr. Blockade Book, 2009, 140 min., color, Betacam SP, Stereo, 100 TV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiola Bastos Notari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0