A MODA NOS E-COMMERCES GENERALISTAS: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN NA ESTRATÉGIA DO SEGMENTO DE MODA PARA O VAREJO ONLINE

Autores

  • Dario de Barros Vedana Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Thais Moreira da Silva Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

E-commerce, Mercado de Moda Online, Gestão do Design, Experiência do Usuário, Inovação

Resumo

A mudança no comportamento do consumidor possibilitou que a comercialização de moda no ambiente online crescesse significativamente desde 2012. Entretanto, o sucesso deste segmento no Brasil se restringe às lojas virtuais que comercializam exclusivamente este tipo de produto. Os grandes e-commerces reconhecidos no mercado e com experiência na comercialização de diversos tipos de produtos, encontram dificuldade para atrair o consumidor de moda online e atender às suas necessidades. O objetivo deste trabalho é entender o mercado de moda online, mapear as oportunidades e compreender como o Design pode ser utilizado de maneira estratégica para que e- commerces generalistas tornem-se referência neste segmento. Para auxiliar a criação de novos modelos de negócio etrazer soluçõespara o problema apresentado foi analisado: o comércio eletrônico brasileiro, o varejo de moda online e a importância da experiência do usuário e da gestão do Design neste processo.

Biografia do Autor

Dario de Barros Vedana, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Comunicação e graduado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com Certificate in Marketing Management pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Professor nos cursos de Gestão do Design e Design Digital e Novas Mídias do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Thais Moreira da Silva, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-Graduada em Gestão do Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduada em Design Digital pelo Centro Universitário Fieo

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Publicado

14-12-2023

Como Citar

Vedana, D. de B., & Silva, T. M. da. (2023). A MODA NOS E-COMMERCES GENERALISTAS: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN NA ESTRATÉGIA DO SEGMENTO DE MODA PARA O VAREJO ONLINE. Revista Belas Artes, 21(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/340