NOVAS CONTRIBUIÇÕES SOBRE A CARTA DE RAFFAELLO SANZIO DA URBINO AO PAPA LEÃO X OU COMO FAZER (RE)NASCER AS CIDADES
Palavras-chave:
Raffaelo Sanzio da Ubino, Cidades, ArquiteturaResumo
Raffaello Sanzio da Urbino nasceu em 1483 e faleceu em Roma em 1520. É eminentemente conhecido como pintor, mas voltou a ser discutido, mais profundamente, na teoria da arquitetura e das artes a partir de 1968, quando John Sherman, Christoph Frommel, Stefano Ray e Manfredo Tafuri organizaram estudos e exposições sobre sua contribuição para a Roma da corte de Leão X1. A recente edição no Brasil da sua carta, juntamente com o livro de Francesco di Teodoro trouxeram os esclarecimentos necessáios ao tema e à contribuição de Raffaello à arquitetura e sua teoria2. Esse texto pretende, portanto, sem trazer novas contribuições mais relevantes que as já anunciadas, dissertar sobre a ideia de cidade deste autor, tomando como certa a afirmação de Giulio Carlo Argan que, em concordância com o que disse Lewis Mumford, afirmou que ‘a cidade do Renascimento não existe’, mas apenas suas ideias em potência, e continua ressaltando que ‘a renovatio da cultura clássica é apenas um aspecto do amplo e complexo processo de transformação cultural, social e religiosa que se desenvolve na Europa ao longo dos séculos XV e XVI ou, mais precisamente, da formação de uma cultura humanista, que renova radicalmente os fundamentos do conhecimento e da vida, graças a uma nova concepção dos valores essenciais da natureza e da história’.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fellipe de Andrade Abreu e Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0