LINA BO BARDI: DESIGNER

Autores

  • Nelson Rodrigues da Silva Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Lina Bo Bardi, Design, Artesanato, Cultura, Antropologia

Resumo

Lina Bo Bardi, importante arquiteta precursora do design no Brasil, defendia a tese de que a cultura popular era um exemplo de possibilidades e soluções criativas que a população, sob privações e carências de todo tipo, lança mão para sobreviver, e constitui as bases culturais, as raízes, para um verdadeiro desenvolvimento da indústria de bens duráveis. Neste sentido via no processo de fusão destes dois mundos do saber a condição, o pré-requisito, para um design moderno, nacional, autóctone, original e moldado na medida do homem brasileiro. Pretende- se com este artigo analisar esta hipótese e os posicionamentos de Lina Bo Bardi acerca do design e colaborar no debate que ora se trava entre os produtores de móveis organizados na ABIMOVEL - Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, que coordena desde 1995 o Programa Brasileiro de Design (PBD). Este artigo, portanto, é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, com análise, sobretudo, dos textos da Lina Bo Bardi sobre design e do acervo do Instituto Lina Bo e Pietro M. Bardi. Os resultados podem ser sintetizados na expressão "um olhar antropológico" que Antonio Risério em seu livro Avant-garde na Bahia usou para caracterizar o que chamou de "uma das grandes contribuições de Lina ao fazer arquitetônico", com esta expressão ele resume e caracteriza sua trajetória. Aquele olhar que procura a diferença aproxima-se o máximo possível para compreendê-la, em seu próprio sistema cultural. Lina Bo Bardi olha os artefatos populares, na busca da suas formas estruturais.

Biografia do Autor

Nelson Rodrigues da Silva, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós Graduação "Lato Sensu" em História da Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, na graduação: cursos de Bacharelado em Artes Visuais e Bacharelado em Design

Referências

ACAYABA, Marlene Milan. Branco e Preto: uma história de design brasileiro nos anos 50. São Paulo: Instituto Lina e P.M.Bardi. 1994.

BARDI, Lina Bo. Tempos de Grossura: o design no Impasse. São Paulo: Instituto Lina e P.M.Bardi. 1994.

FERRAZ, Marcelo Carvalho Ferraz.(coordenação Editorial) Lina Bo Bardi, 1914-1992. São Paulo: Empresa das Artes: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1993.

KATINSKY, Júlio. Desenho industrial in ZANINI, Walter, (org), História Geral da Arte no Brasil, São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 2 o v., 1983.

MENEZES, Aureliano. A situação do móvel no Brasil. Do projeto à implantação industrial (Anos 40 aos dias atuais). Depoimentos. São Paulo. FAUUSP. 1977.

O MOVELEIRO - MÓVEIS & DESIGN. História da indústria e comércio do mobiliário no Brasil - Os Pioneiros. São Paulo, Moveleiro, no 97, junho 1990.

RISÉRIO, Antonio. Avant - Garde na Bahia. São Paulo: Instituto Lina e P.M.Bardi. 1995. SANTOS, Maria C. Loschiavo dos. O Móvel Moderno no Brasil. Dissertação de mestrado apresentada à FFLCH da Universidade de São Paulo, 1985.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Silva, N. R. da. (2023). LINA BO BARDI: DESIGNER. Revista Belas Artes, 20(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/335