A CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE DA PROFISSIONAL CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Aliana Barbosa Aires Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Carolina Rangel Posella Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Consultoria de imagem e estilo, Profissional contemporânea, Mercado de trabalho

Resumo

O presente artigo objetiva identificar o processo de consultoria de imagem como um possível otimizador da carreira profissional da mulher contemporânea. Buscou-se mapear os principais dilemas que ela ainda enfrenta atualmente no universo de trabalho neoliberal e demonstrar a importância da gestão do tempo entre as demandas familiares e profissionais. Para isso, foi feita pesquisa bibliográfica, guiada principalmente por autores como Lipovetsky (1997; 2016), Rosenberg (2006) e Cury (2005). Também, recorreu-se a uma pesquisa empírica, por meio de aplicação de questionário on-line com 11 mulheres entre 28 e 60 anos, que haviam passado pelo processo de consultoria de imagem e estilo nos últimos três anos. Como resultados obtidos através das respostas, podemos afirmar que a consultoria de imagem teve impactos positivos sobre diversos âmbitos da vida das entrevistadas – notadamente, potencializando sua identidade profissional.

Biografia do Autor

Aliana Barbosa Aires, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo – PPGCOM – ESPM.

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Carolina Rangel Posella, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-graduada em Consultoria de Imagem e Estilo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Referências

ALVES, E. L. G. et al. Emprego e ocupação: algumas evidências da evolução do mercado de trabalho por gênero na grande São Paulo – 1988/1995. Brasília: IPEA, 1997.

ARCOVERDE, Letícia. Para as mulheres, sucesso profissional é equilibrar trabalho e família, Valor Econômico, on-line, 1o de março de 2013.

BAITELLO, Norval. A Era da Iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker, 2005.

BARBOSA, C.; D’ERCOLE, I. Em Busca do nosso tempo perdido, Revista Claudia, Editora Abril, São Paulo, março de 2015.

CASTILHO, Kathia; OLIVEIRA, Ana Cláudia de (orgs.). Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri: Editora Estação das Letras e Cores, 2008.

CURY, Augusto Jorge. A ditadura da beleza e a revolução das mulheres. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

FELERICO, Selma. P.G. Do corpo desmedido ao corpo ultramedido. A revisão do corpo na Revista Veja de 1968 a 2010. Tese de Doutorado defendida no Programa de Comunicação e Semiotica. PUC-SP, São Paulo, 2010.

FLECK, A. C.; WAGNER, A. A mulher como principal provedora do sustento economico familiar.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. São Paulo: Bookman, 2004.

LIPOVESTKY, Gilles. A terceira mulher – Permanência e a revolução do feminino. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

LIPOVESTKY, Gilles. Da leveza: rumo à sociedade sem peso. Barueri-SP: Manole, 2016.

MCASSEY, J. Pesquisa de referência. In: Styling de Moda: criação de um estilo, moda ou imagem. São Paulo: Bookman, 2013.

NERY, Maria Louise. A Evolução da Indumentária. Rio de Janeiro: Senac, 2003.

PAMPLONA, Nicola. Diferença de salários entre homens e mulheres aumenta em cargos de chefia. Folha de S. Paulo, on-line, 2 de dezembro de 2016.

PERRIN, Fernando. Cresce diferença de jornada de trabalho entre homens e mulheres. Folha de S. Paulo, on-line, 26 de fevereiro de 2017.

ROSENBERG, Marshall. Comunicação não violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 4. ed, São Paulo: Editora Ágora, 2006.

SAMARA, Eni de Mesquita. Mão-de-Obra Feminina, Oportunidades e Mercado de Trabalho, no Brasil do Século XIX. As Idéias e os Números do Gênero – Argentina, Brasil e Chile no Século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Lígia. Marketing Pessoal e Sucesso Profissional. Campo Grande: UCDB, 2002.

SILVA, K ; COVALESKI, R. Corpos Discursivos: Dos regimes de visibilidade às biossociabilidades do consumo. Recife: Editora UFPE, 2016.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Aires, A. B., & Posella, C. R. (2023). A CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE DA PROFISSIONAL CONTEMPORÂNEA. Revista Belas Artes, 20(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/331