UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO CRIATIVO DE IDENTIDADE VISUAL PARA CIDADES

Autores

Palavras-chave:

Processo criativo, Identidade, Projeto, Marca de cidade

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática do ensino de projeto em design de identidade de marca de cidade por meio de atividades que levam os alunos a gerenciar imagens e suas práticas. Posteriormente serão levadas a aprofundar seus processos criativos para desenvolver identidades de marca para cidades, tema proposto pela disciplina de Projeto I, no curso da FAU Design, dirigidos pelos professores: Dra. Andréa Almeida e Marcos Aurélio Castanha Junior, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Registrou-se o desenvolvimento e refinamento do tema e sua abrangência ao longo de dois semestres, de agosto de 2012 a junho de 2013, com 56 alunos participantes, dentro de uma proposta metodológica com três etapas que permitiram o amadurecimento do processo pedagógico.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Castanha Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Bacharel em Comunicação Visual (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Referências

ANHOLT,Simon. Competitive identity. USA: Editora Palgrave USA, 2007.

COSTA, Joan. A imagem da marca. São Paulo: Rosari, 2008.

DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LAWSON. Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

MUNHOZ, Daniella Michelena. Manual de identidade visual, Guia para construção. São Paulo: 2AB, 2011.

WHEELER, Alina. Desing de identidade de marca. São Paulo: Bookman, 2010.

STRUNCK, Gilberto. Como Criar Identidades Visuais Para Marcas de Sucesso. Rio de janeiro: Riobooks, 2001.

VISCHI Paulo, Estratégia de Marca da Be Consulting. Gazeta Mercantil, 08 de Outubro de 2008.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Castanha Junior, M. A. (2023). UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO CRIATIVO DE IDENTIDADE VISUAL PARA CIDADES. Revista Belas Artes, 19(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/329