MÚSICA POPULAR E PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA BRASILEIRAS: QUADRO COMPARATIVO DO EMPOBRECIMENTO ESTÉTICO MIDIÁTICO

Autores

  • Kleber Mazziero de Souza Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Desmusicalização da mídia televisiva, Hipermidiatização da música, Mediações culturais, Mídia televisiva, Canção popular massiva brasileira

Resumo

O trabalho aborda o empobrecimento estético-discursivo da canção popular massiva exposta na mídia televisiva brasileira, na comparação entre o contexto histórico-midiático-musical das décadas de 1960 e 1970 e o contexto da primeira metade da segunda década do século XXI. Para definir tal empobrecimento discursivo encontrou-se o conceito de “desmusicalização da mídia televisiva”. O trabalho, de natureza teórica, tem como objetivo apontar que a mídia televisiva tem papel preponderante e parte importante da responsabilidade pelo empobrecimento na construção do discurso da música popular brasileira. Para tanto, primeiramente, por meio da análise poético- estética dos elementos estruturais das linguagens musical e literária de uma canção popular, delimitou-se a espécie de obra musical estruturada com acuro poético, que a ela empresta um padrão estético de excelência. Tais canções tinham espaços de veiculação nas grades de programação da mídia televisiva de outrora e nos dias atuais não mais os têm. Em seguida, por meio de pesquisas bibliográfica, documental e empírica, descreve-se de modo analítico- interpretativo o período histórico em que ocorreu essa desmusicalização da mídia. Por fim, constata-se que a partir da popularização da Internet e da proliferação de diversas mídias que permitem ao ouvinte o acesso, o armazenamento, o compartilhamento de repertórios musicais e, sobretudo, a audição em movimento, a canção popular massiva pautada pelo acuro poético deixou de estar presente na mídia televisiva e passou a figurar em outras diversas mídias. Essa ampla presença da Música nas mídias digitais definiu-se pelo conceito de “hipermidiatização da música”, que seria um dos componentes da “desmusicalização da mídia televisiva”.

Biografia do Autor

Kleber Mazziero de Souza, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo)

Mestre em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo)

Professor titular do Centro Universitário Belas Artes

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Souza, K. M. de. (2023). MÚSICA POPULAR E PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA BRASILEIRAS: QUADRO COMPARATIVO DO EMPOBRECIMENTO ESTÉTICO MIDIÁTICO. Revista Belas Artes, 19(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/328