AFRO_ID IMAGEM E ESTILO DO JOVEM NEGRO NO BRASIL: TRABALHANDO A AUTOESTIMA NA IDENTIDADE CULTURAL

Autores

Palavras-chave:

Negro, Jovem, Autoestima, Consultoria de Imagem e Estilo

Resumo

Mais de 50% da população brasileira se considera negra. Ainda assim, existem estigmas sociais que trazem à tona o preconceito com relação a essa população. A estima desse grupo é afetada por questões de impacto social, repercutindo principalmente nos jovens, que estão em período de construção da identidade, prejudicando sua autoimagem. Por isso, há uma necessidade de criação de ambientes que favoreçam uma autopercepção positiva em relação aos direitos, à autoestima e beleza, considerando que os diferenciais de identidade cultural não os desqualifica perante outros grupos. Atualmente, na área de Consultoria de Imagem e Estilo, não há estudos direcionados para a população negra no Brasil que estejam orientados para os aspectos de afirmação e autoimagem. O objetivo deste trabalho é investigar como a Consultoria de Imagem e Estilo pode atuar como uma ferramenta na construção da autoestima do jovem negro.

Biografia do Autor

Josenilde Souza, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Especialista em Criação de Imagem e Styling de Moda (Centro Universitário Senac)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Raquel da Silva Santos, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós Graduada em Consultoria de Imagem e Estilo (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Souza, J., & Santos, R. da S. (2023). AFRO_ID IMAGEM E ESTILO DO JOVEM NEGRO NO BRASIL: TRABALHANDO A AUTOESTIMA NA IDENTIDADE CULTURAL. Revista Belas Artes, 19(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/327