COMO ATRAIR CLIENTES ATRAVÉS DO DESIGN DA LOJA: UM ESTUDO SOBRE AS TÉCNICAS DE PERSUASÃO
Palavras-chave:
Design, Loja, Visão, Sentidos, PersuasãoResumo
Este artigo trata das técnicas de persuasão no ambiente de compras, com destaque para o estudo do design, estudo dos produtos oferecidos e do público a ser atingido pelos lojistas para atraí-lo ao interior da loja e oferecer uma experiência positiva no momento de compras. O estudo se fundamenta nos estudos de merchandising, design, vitrina e marketing sensorial com base nos estudos de experiências no varejo. O artigo ressalta a importância do estudo na exposição de produtos e elementos conceituais em todo percurso da loja a fim de atrair novos consumidores através do design como elemento essencial de envolvimento num ambiente de compras.
Referências
BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto de Venda. São Paulo: Atlas, 2001.
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina, Construção de Encenações. São Paulo: Editora Senac, 2007.
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina; REGAMEY, Rita. Tipologia e estética do visual merchandising. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2012.
LINDSTROM, Martin. Brandsense: A marca multissensorial. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MALHOTRA, Naresh. Design de loja e Merchandising Visual. Tradução Arlete Simille. São Paulo: Saraiva, 2013.
MORGAN, Tony. Visual Merchandising Vitrines e interiores comerciais. Barcelona: Editorial Gustavo Gil, 2011.
STRUNCK, Gilberto. Compras por Impulso! Trade marketing, merchandising e o poder da comunicação e do design no varejo. Rio de Janeiro: 2AB, 2011.
UNDERHILL, Paco. A magia dos Shoppings. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
UNDERHILL, Paco. Vamos às compras! A ciência do consumo. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiana Pacheco Benites
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0