COMO ATRAIR CLIENTES ATRAVÉS DO DESIGN DA LOJA: UM ESTUDO SOBRE AS TÉCNICAS DE PERSUASÃO

Autores

  • Tatiana Pacheco Benites Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Design, Loja, Visão, Sentidos, Persuasão

Resumo

Este artigo trata das técnicas de persuasão no ambiente de compras, com destaque para o estudo do design, estudo dos produtos oferecidos e do público a ser atingido pelos lojistas para atraí-lo ao interior da loja e oferecer uma experiência positiva no momento de compras. O estudo se fundamenta nos estudos de merchandising, design, vitrina e marketing sensorial com base nos estudos de experiências no varejo. O artigo ressalta a importância do estudo na exposição de produtos e elementos conceituais em todo percurso da loja a fim de atrair novos consumidores através do design como elemento essencial de envolvimento num ambiente de compras.

Biografia do Autor

Tatiana Pacheco Benites, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestrado em Comunicação (Faculdade Cásper Líbero)

Especialização em Psicologia Positiva e Coaching (Faculdades Monteiro Lobato)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto de Venda. São Paulo: Atlas, 2001.

DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina, Construção de Encenações. São Paulo: Editora Senac, 2007.

DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina; REGAMEY, Rita. Tipologia e estética do visual merchandising. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2012.

LINDSTROM, Martin. Brandsense: A marca multissensorial. Porto Alegre: Bookman, 2007.

LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MALHOTRA, Naresh. Design de loja e Merchandising Visual. Tradução Arlete Simille. São Paulo: Saraiva, 2013.

MORGAN, Tony. Visual Merchandising Vitrines e interiores comerciais. Barcelona: Editorial Gustavo Gil, 2011.

STRUNCK, Gilberto. Compras por Impulso! Trade marketing, merchandising e o poder da comunicação e do design no varejo. Rio de Janeiro: 2AB, 2011.

UNDERHILL, Paco. A magia dos Shoppings. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

UNDERHILL, Paco. Vamos às compras! A ciência do consumo. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Benites, T. P. (2023). COMO ATRAIR CLIENTES ATRAVÉS DO DESIGN DA LOJA: UM ESTUDO SOBRE AS TÉCNICAS DE PERSUASÃO. Revista Belas Artes, 19(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/324