O RELAÇÕES-PÚBLICAS E SUA FUNÇÃO NA GESTÃO DE EVENTOS MUSICAIS

Autores

  • Kátia Mendes Barros Escola Superior de Relações Públicas

Palavras-chave:

Relações Públicas, Produção, Evento, Música

Resumo

As Relações Públicas sendo uma atividade que lida com os relacionamentos humanos possui um novo e promissor mercado cada vez mais abrangente, indo além do trabalho nas organizações para também ingressar no meio artístico e cultural. E é neste mercado de diferentes possibilidades que o relações-públicas também se reinventa para mostrar a sua função na organização de eventos musicais, etapas de pré-produção, produção e pós- produção e de que forma suas técnicas e habilidades podem ser fatores preponderantes para a imagem e sucesso de um evento.

Biografia do Autor

Kátia Mendes Barros, Escola Superior de Relações Públicas

Especialista em Assistente de Produção Cultural (Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Pernambuco)

Bacharel em Relações Públicas e técnica em Turismo (Escola Superior de Relações Públicas)

Atua na organização e produção de shows e eventos culturais e na assessoria e consultoria a artistas da música.

Referências

BARRETO, Alê. Coleção o produtor cultural independente: aprenda a organizar um show. 2007.

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003.

FORTES, Waldyr Gutierrez; RAMOS SILVA, Mariângela Benine. Eventos: estratégias de planejamento e execução. 2a ed. São Paulo: Summus, 2011.

KUNSCH. Margarida M. Krohling Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 4a ed. São Paulo: Summus, 2012.

KUNSCH. Margarida M. Krohling. (org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo: Difusão, 2009.

MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

MARKONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2005.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia de investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2003.

REIS, Joel. Sou produtor de eventos: diário de bordo para o aperfeiçoamento profissional. São Paulo: Senac São Paulo; Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

SIMÕES. José Roberto Porto; DORNELLES, Souvenir Maria Graczyk. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional. O mercado oculto de Relações Públicas. Ano 12 n.12, p. 71-84, jan/dez. 2008.

SYMPLA. Guia rápido para produção de shows e eventos musicais.

TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2004.

Endereços eletrônicos:

ABEOC. Mercado de eventos oferece vagas para vários tipos de profissional. Disponível em http://www.abeoc.org.br/2015/03/mercado-de-eventos-oferece-vagas-para-varios- tipos-de-profissional/ Acesso em 04 de fevereiro de 2016.

ANDREUCCI JÚNIOR, Sérgio José. Acesso à cultura: a “hora e a vez” dos projetos sociais democratizadores da cidadania cultural. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Paulo: ECA-USP, a. 7, n. 13, p. 158-165, 2010.

BRASIL, Jornal do. Mercado de shows no Brasil deve chegar a uns 280 milhões em 2019. Disponível em http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2015/07/12/mercado-de-shows-no- brasil-deve-chegar-a-us-280-milhoes-em-2019/ Acesso em 04 de fevereiro de 2016.

MACHADO NETO. Manoel Marcondes. Marketing e Cultura. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=t1ynMw1sn1M Acesso em 02 de fevereiro de 2016.

MARQUES. Ana Clara. A atuação do relações-públicas na produção cultural. Disponível em https://rpnarede.wordpress.com/2014/10/09/a-atuacao-do-relacoes-publicas-ena- producao-cultural/ Acesso em 12 de fevereiro de 2016.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Barros, K. M. (2023). O RELAÇÕES-PÚBLICAS E SUA FUNÇÃO NA GESTÃO DE EVENTOS MUSICAIS. Revista Belas Artes, 18(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/321