O RELAÇÕES-PÚBLICAS E SUA FUNÇÃO NA GESTÃO DE EVENTOS MUSICAIS
Palavras-chave:
Relações Públicas, Produção, Evento, MúsicaResumo
As Relações Públicas sendo uma atividade que lida com os relacionamentos humanos possui um novo e promissor mercado cada vez mais abrangente, indo além do trabalho nas organizações para também ingressar no meio artístico e cultural. E é neste mercado de diferentes possibilidades que o relações-públicas também se reinventa para mostrar a sua função na organização de eventos musicais, etapas de pré-produção, produção e pós- produção e de que forma suas técnicas e habilidades podem ser fatores preponderantes para a imagem e sucesso de um evento.
Referências
BARRETO, Alê. Coleção o produtor cultural independente: aprenda a organizar um show. 2007.
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003.
FORTES, Waldyr Gutierrez; RAMOS SILVA, Mariângela Benine. Eventos: estratégias de planejamento e execução. 2a ed. São Paulo: Summus, 2011.
KUNSCH. Margarida M. Krohling Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 4a ed. São Paulo: Summus, 2012.
KUNSCH. Margarida M. Krohling. (org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo: Difusão, 2009.
MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.
MARKONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2005.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia de investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2003.
REIS, Joel. Sou produtor de eventos: diário de bordo para o aperfeiçoamento profissional. São Paulo: Senac São Paulo; Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
SIMÕES. José Roberto Porto; DORNELLES, Souvenir Maria Graczyk. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional. O mercado oculto de Relações Públicas. Ano 12 n.12, p. 71-84, jan/dez. 2008.
SYMPLA. Guia rápido para produção de shows e eventos musicais.
TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2010.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2004.
Endereços eletrônicos:
ABEOC. Mercado de eventos oferece vagas para vários tipos de profissional. Disponível em http://www.abeoc.org.br/2015/03/mercado-de-eventos-oferece-vagas-para-varios- tipos-de-profissional/ Acesso em 04 de fevereiro de 2016.
ANDREUCCI JÚNIOR, Sérgio José. Acesso à cultura: a “hora e a vez” dos projetos sociais democratizadores da cidadania cultural. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Paulo: ECA-USP, a. 7, n. 13, p. 158-165, 2010.
BRASIL, Jornal do. Mercado de shows no Brasil deve chegar a uns 280 milhões em 2019. Disponível em http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2015/07/12/mercado-de-shows-no- brasil-deve-chegar-a-us-280-milhoes-em-2019/ Acesso em 04 de fevereiro de 2016.
MACHADO NETO. Manoel Marcondes. Marketing e Cultura. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=t1ynMw1sn1M Acesso em 02 de fevereiro de 2016.
MARQUES. Ana Clara. A atuação do relações-públicas na produção cultural. Disponível em https://rpnarede.wordpress.com/2014/10/09/a-atuacao-do-relacoes-publicas-ena- producao-cultural/ Acesso em 12 de fevereiro de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kátia Mendes Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0