CORPO FLUIDO EM ESTADO DE ARTE: POR UMA ABORDAGEM DESGENDERIZADA DAS REPRESENTAÇÕES DO CORPO EM CINDY SHERMAN

Autores

  • Katia Salvany Felinto Alvares Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Cindy Sherman, Corpo, Fotografia, Gênero

Resumo

No início da década de 1990, com a compreensão da inexistência de uma essência feminina - cujas características todas as demais mulheres por sua condição biológica deveriam copiar, deflagrou-se a fragilidade de uma concepção universal de mulher. No que diz respeito a arte contemporânea a representação do corpo não está restrita a nenhum modelo específico, uma vez que o/a artista parte de um entendimento de corpo plural - existem tantos corpos quantos ele/ela queira inventar. Para abordar esta multiplicidade de expressões artísticas que tomam o corpo como sujeito e obra, tensionando as normas de representações cristalizadas culturalmente, propõe-se a noção de corpo fluido em estado da arte como uma estratégia para uma abordagem desgenderizada das representações do corpo não acomodada dentro de discursos feministas. Com isso em mente foi analisada a série Untitled Film Still [Sem Título Instantâneo de Filme] de 1977-80, da artista norte americana Cindy Sherman (1954-).

Biografia do Autor

Katia Salvany Felinto Alvares, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre e Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Professora do Curso de Bacharelado em Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Alvares, K. S. F. (2023). CORPO FLUIDO EM ESTADO DE ARTE: POR UMA ABORDAGEM DESGENDERIZADA DAS REPRESENTAÇÕES DO CORPO EM CINDY SHERMAN. Revista Belas Artes, 18(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/320