O ATO CONTEMPLATIVO E A NATUREZA NAS POÉTICAS VISUAIS

Autores

  • Djalma Barros Faculdade Presbiteriana Mackenzie
  • Ivanir Cozeniosque Silva Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

contemplação, ecossistemas, escultura, cerâmica, xilogravura

Resumo

A natureza é o elemento de investigação sobre a existência humana pautado num conhecimento entre percepção e contemplação. O ato de criar, inovar, pesquisar, transformar imbuído do ato contemplativo é uma práxis de um saber milenar que o planeta terra tem onde flora e fauna sempre estiveram presentes. Questões como estas serão melhor explicitadas a partir dos pensadores ao qual faremos referências como Plotino, Ficino e Luigi Pareyson com os tópicos: natureza contemplada, correspondências entre micro e macro-cosmo e teoria da formatividade. O núcleo central deste estudo é a discussão da própria obra de dois artistas: Djalma Barros e Ivanir Cozeniosque nas linguagens da cerâmica, escultura e xilogravura. São obras realizadas nos mais variados processos estimulando a criatividade e nos propondo a vencer desafios com a materialidade e inovações estéticas.

Biografia do Autor

Djalma Barros, Faculdade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Comunicação Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Artes Plásticas pela Faculdade Armando Álvares Penteado

Professor mestre em história da arte e da cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor assistente nos cursos de Design e Publicidade

Ivanir Cozeniosque Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Artes Visuais (Universidade de São Paulo)

Mestre em Filosofia (Universidade de São Paulo)

Docente na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, desde 1990, na graduação no Instituto de Artes no Departamento de Artes Visuais

Referências

AGOSTINHO, Santo. Sobre a potencialidade da Alma. Rio de Janeiro. Vozes, 1997. ALBERS, Josef. A interação da Cor. Prefácio de Bruno Munari. São Paulo. Martins Fontes,

AVICENA. Hayn Ibn Yaqzan. A Viagem da Alma. Trad. Rosalie Helena de Souza Pereira. São Paulo. Perspectiva, 2002.

BACHELARD, Gaston. La Poétique de la Revêrie. Paris. Presses Universitaires de France, 1974.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço: In Os Pensadores. São Paulo. Abril Cultura, 1978.

BERGSON, Henri. La energia espiritual. Madri. Espassa Calpe, 1992.

BERGSON, Henri. Introduzione alla Metafisica. Madri. Don Quixote, 1999.

BERGSON, Henri. Evolution Créatice: in Oeuvres, Paris. 1970.

DAVAL, Jean-Luc. Avant-Gardens Journal des les années vingt et les années trente. Genebra. Skira, 1980.

DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo. Martins Fontes, 1997.

DURAND, Gilbert. O Imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro. Difel, 1999.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. São Paulo. Martins Fontes, 1999.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo. Ed. Perspectiva, 2010.

FERREIRA, Gloria e COTRIN Cecilia. Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

FOCCILLON, Henri. Vie des Formes. Paris, Presses Universitaires de France. 1981.

FUSCO, Renato de. Historia da Arte Contemporânea. Lisboa. Presença. 1988.

GULLAR, Ferreira. Etapas da Arte Contemporânea, do cubismo ao neoconcreto. Rio de Janeiro. Ed. Revan, 1998.

KLEIN, Robert. A Forma e o Inteligível. Org. Andre Chastel. São Paulo. Edusp, 1998. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo. Martins Fontes, 1990.

LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. São Paulo. Perspectiva.1980.

MICHELI, Mario de. Las Vanguardas Artísticas del siglo XX. Madri. Alianza Forma, 1985.

NASR, Seyyed Hussein. O Homem e a Natureza. Rio de Janeiro. Zahar, 1977.

PAREYSON, Luigi. Estética, Teoria da Formatividade. Rio de janeiro. Vozes, 1993.

PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2001.

PLOTINO. Ennéades. Trad. Émile Bréhier. Paris. Les Belles Lettres, 1997.

PLOTINO. Ennéades. A Alma, a Beleza e a Contemplação. Trad. Ivan Barbosa Rigolin e Consuelo Colinaux. PUC , São Paulo. 1981.

POMPIDOU, Centre George. Qu‘est-ce que c‘est la Sculpture Moderne. Paris. Centre Pompidou, 1986.

SCHENDEL, Mira. No Vazio do Mundo. São Paulo. Galeria de Arte do Sesi, 1997. SCHWITTERS, Kurt. O Artista MERZ. Sprengel Museum Hannover, Pinacoteca do Estado

de São Paulo, 2007.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo. Martins Fontes, 1990.

TUCKER, William. A Linguagem da Escultura. São Paulo. Cosac&Naify, 1999.

ZANNINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo. Cultrix, 2aed. 1971. WITTKOWER, Rudolf. La Escultura: processos e princípios. Madri. Alianza Forma, 1984.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Barros, D., & Silva, I. C. (2023). O ATO CONTEMPLATIVO E A NATUREZA NAS POÉTICAS VISUAIS. Revista Belas Artes, 18(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/317