O NEGÓCIO DA ARTE: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E VALORAÇÃO DA ARTE
Palavras-chave:
Comunicação, Arte, Negócio, Galeria, MarcaResumo
Em um mundo que arte, comunicação e mercado sempre existiram e caminharam juntos, a pesquisa tem como objetivo principal o de compreender os processos de comunicação e valores, econômico e de significado artístico, que permeiam o sistema de negociação da arte. Para isso, livros específicos de comunicação e artes foram analisados e entrevistas pontuais com artistas, professores e colecionadores de artes foram realizadas para uma aproximação do leitor tanto ao conteúdo pesquisado nos livros quanto na experiência prática da entrevista, que narra a visão de cada um deles.
Referências
AMARAL, Aracy. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo: Perspectiva, EDUSP ,1975.
BIANCALANA, Lívia Spósito. Arte como investimento: a arte dos negócios e o negócio das artes. São Paulo: FGV, 2012
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. Tradução de Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 172 p.
GREFFE, Xavier. Arte e mercado. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2013. 360 p.
MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Tradução de Daniela Kern. Porto Alegre: Zouk, 2007. 126 p.
THOMPSON, Don. O tubarão de 12 milhões de dólares: a curiosa economia da arte contemporânea. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: BE Comunicação, 2012. 407 p.
THORTON, Sarah. Sete dias no mundo da arte: bastidores, tramas e intrigas de um mercado milionário. Tradução de Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Agir, 2010. 263 p.
GOBÉ, Marc. A emoção das marcas: conectando marcas às pessoas. Rio de Janeiro; Campus, 2002.
KATZ, D., KAHN, R.L. Psicologia social das organizações. São Paulo: Atlas, 1978.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e do pensamento - sonora visual verbal. Editora Iluminuras, 2001.
TATARKIEWICZ, Wladislaw. Historia de seis ideas: arte, belleza, forma, creatividad, mímesis, experiencia estética. 6. ed. Madrid: Tecnos, 1997. 422 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andréia Teles Félix
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0