O NEGÓCIO DA ARTE: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E VALORAÇÃO DA ARTE

Autores

  • Andréia Teles Félix Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação, Arte, Negócio, Galeria, Marca

Resumo

Em um mundo que arte, comunicação e mercado sempre existiram e caminharam juntos, a pesquisa tem como objetivo principal o de compreender os processos de comunicação e valores, econômico e de significado artístico, que permeiam o sistema de negociação da arte. Para isso, livros específicos de comunicação e artes foram analisados e entrevistas pontuais com artistas, professores e colecionadores de artes foram realizadas para uma aproximação do leitor tanto ao conteúdo pesquisado nos livros quanto na experiência prática da entrevista, que narra a visão de cada um deles.

Biografia do Autor

Andréia Teles Félix, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduada em LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2007).

Assistente dos cursos de Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

AMARAL, Aracy. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo: Perspectiva, EDUSP ,1975.

BIANCALANA, Lívia Spósito. Arte como investimento: a arte dos negócios e o negócio das artes. São Paulo: FGV, 2012

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. Tradução de Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 172 p.

GREFFE, Xavier. Arte e mercado. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2013. 360 p.

MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Tradução de Daniela Kern. Porto Alegre: Zouk, 2007. 126 p.

THOMPSON, Don. O tubarão de 12 milhões de dólares: a curiosa economia da arte contemporânea. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: BE Comunicação, 2012. 407 p.

THORTON, Sarah. Sete dias no mundo da arte: bastidores, tramas e intrigas de um mercado milionário. Tradução de Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Agir, 2010. 263 p.

GOBÉ, Marc. A emoção das marcas: conectando marcas às pessoas. Rio de Janeiro; Campus, 2002.

KATZ, D., KAHN, R.L. Psicologia social das organizações. São Paulo: Atlas, 1978.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e do pensamento - sonora visual verbal. Editora Iluminuras, 2001.

TATARKIEWICZ, Wladislaw. Historia de seis ideas: arte, belleza, forma, creatividad, mímesis, experiencia estética. 6. ed. Madrid: Tecnos, 1997. 422 p.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Félix, A. T. (2023). O NEGÓCIO DA ARTE: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E VALORAÇÃO DA ARTE. Revista Belas Artes, 17(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/314