O LUGAR DAS NOVAS ESCOLAS NAS CIDADES REPUBLICANAS

Autores

  • Ivanir Reis Neves Abreu Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Escolas, cidades republicanas, década de 1950

Resumo

O edifício para a escola, construído pelo “Convênio Escolar”, na década de 50, em São Paulo, representou um momento singular para o urbanismo paulistano.
A escola pública, de acordo com o modelo escolanovista chega à periferia com o papel de ir muito além da sala de aula, transformando-se no único equipamento público a serviço da comunidade, seu teatro, sua biblioteca, suas salas de aula, integram-se às atividades cotidianas dos bairros paulistanos. Os preparativos para as comemorações do IV Centenário, simbolizados pela construção do Parque do Ibirapuera elevam a cidade industrial à uma cidade multicultural e cosmopolita e conecta, através do Plano de Melhorias, os bairros periféricos à área central.

Biografia do Autor

Ivanir Reis Neves Abreu, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Arquiteto e Urbanista, graduado em 1989 e pós-graduado (mestrado strictu sensu), em 2007, ambos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Abreu, I. R. N. (2023). O LUGAR DAS NOVAS ESCOLAS NAS CIDADES REPUBLICANAS. Revista Belas Artes, 17(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/313