A FOTOGRAFIA NA CIVILIZAÇÃO DO ESPETÁCULO: PERCURSOS SOBRE A COMPREENSÃO DA EFEMERIDADE DA IMAGEM FOTOGRÁFICA
Palavras-chave:
Imagem fotográfica, Fotografia, Civilização do espetáculoResumo
Busca-se neste artigo apresentar discussão teórica acerca da civilização do espetáculo e a intrínseca relação com a imagem fotográfica. Busca-se também apresentar como se distanciou o conceito de arte à fotografia, apoiado pela disseminação de técnicas e de instrumentos fotográficos cada vez mais populares e mais fáceis de manuseio, muito presentes na sociedade de consumo. Mostra-se que a imagem fotográfica teve seu sentido, autoria e emoção subtraídos pela constante atualização de imagens que a iternet e as plataformas sociais direcionam aos indivíduos. Tem-se como conclusão reinterpretar a imagem fotográfica em sua história, em sua função social, qual seja, de preservação da memória da sociedade.
Referências
ADORNO, T. Teoria Estética. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1970.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. Volume 1. Tradução: Sergio Rouanet. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985.
LISSOVSKY, M.; MARTINS, J. A fotografia e seus duplos: um quadro na parede. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 20, suplemento, nov 2013, p. 1363-1375.
OLIVEIRA, M. Foto-ostentação: um novo paradigma fotográfico. In: Anais INTERCOM, Rio de Janeiro, setembro de 2015.
RODRIGOS, R. C. Análise e tematização da imagem fotográfica. In: Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, set/dez 2007.
SANZ, C. L. Entre o tempo perdido e o instante: cronofotografia, ciência e temporalidade moderna. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Humanas, Belém, v. 09, n. 02, p. 443-462, maio-agosto 2014.
VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Tradução: Ivone Benedetti. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mirlene Simões Severo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0