DRAG QUEEN: UM PERCURSO HISTÓRICO PELA ARTE DOS ATORES TRANSFORMISTAS

Autores

  • Igor Amanajás Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

drag queen, teatro, arte, transformismo

Resumo

A presente pesquisa visa a estabelecer uma linha histórica sobre o surgimento e o desenvolvimento do artista drag queen ao redor do mundo até os dias de hoje. Para tal, utilizou-se um levante bibliográfico sobre temas que poderiam ser o sustentáculo para o desdobramento do assunto. A Teoria Queer e a história da arte (em especial, a do teatro) – assim como os fatores sociais e religiosos de cada região e época explorados – foram o mote para rastrear e contextualizar a jornada blasfematória desse artista. Apesar do recorte apresentado ser pretensamente amplo, muito ainda há de ser explorado acerca dessa temática. Observando-se essa linguagem cênica, pode-se concluir que, através dos tempos, a drag queen foi capaz de se adaptar e de se transformar de muitas maneiras e aspectos, desde sua estética ao conteúdo de seu discurso, como um verdadeiro artista vivo, com o intuito de levantar questões e desequilibrar a ordem social vigente.

Biografia do Autor

Igor Amanajás, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas

Especialização em Method Acting pela The Lee Strasberg Theatre And Film Institute

Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas

Referências

BAKER, Roger. Drag: a History of Female Impersonation in the Performing Arts. Nova Iorque: New York University Press, 1994.

BALAKRISHNAN, Sadanam P. V. Dances of India: Kathakali. Nova Deli: Wisdom Tree, 2004.

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2004. BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas & movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasília: Publicação online, abr. 2012. Disponível em: . Acesso em 20 de nov. 2014.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PELÚCIO, Larissa. Abjeção e desejo: uma etnografia travesti sobre o modelo Preventivo de AIDS. São Paulo: Annablume, 2009.

PRONKO, Leonard C. Teatro: leste & oeste. São Paulo: Perspectiva, 1986.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Amanajás I. (2023). DRAG QUEEN: UM PERCURSO HISTÓRICO PELA ARTE DOS ATORES TRANSFORMISTAS. Revista Belas Artes, 16(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/306