O USO DA MAQUETE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE DESIGN DE INTERIORES

Autores

  • Tatiana Regina da Silva Simão Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Maquete, Design de Interiores, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo busca discutir a importância da disciplina de maquete no Curso de Design de Interiores como prática pedagógica que subsidie a concretização e aquisição do conhecimento nas disciplinas de Projeto de Interiores. A prática do uso da maquete como elemento de sensibilização do processo de aprendizagem exige a fidelidade na reprodução do projeto e para tanto faz-se necessário o desenvolvimento de projetos bem completos e detalhados, o uso de técnica e materiais que auxiliem na reprodução dos projeto em escalas reduzidas e representem as mesmas sensações de cores, texturas, luz que se pretende no ambiente executado em escala natural. Para a elaboração deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com relatos de experiências adquiridas ao logo dos anos do desenvolvimento da disciplina e aplicada uma pesquisa aos alunos do curso de Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Biografia do Autor

Tatiana Regina da Silva Simão, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Tecnóloga em edifícios pela FATEC-SP e Mestre em Habitação pelo IPT.

Professora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo no Curso de Design de Interiores e no IFSP na área de Construção Civil.

 

 

Referências

CONZALEZ, L. Maquetes: a representação do espaço no projeto arquitetônico. Barcelona: Gustavo Gilli, 2001.

MÖSCH, M. E. O processo projetivo na arquitetura: o ensino do projeto de escolas. 2009 251f. Tese (Doutorado) - Faculdade De Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, UNICAMP, Campinas, 2009.

NACCA, R. M.. Maquetes e Miniaturas.São Paulo: Giz Editorial, 2006.

PINA, S. A.; BORGES FILHO, F.; MARANGONI, R.F. Maquetes e modelos como estímulo à criatividade no projeto arquitetônico. In: (ORGS.), Doris C. C. K. Kowaltowski Et Al. O processo de projeto em arquitetura da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. Cap. 6. p. 109-123.

PUPO, R.T. Inserção da PROTOTIPAGEM e FABRICAÇÃO DIGITAIS no processo de projeto: um novo desafiopara o ensino de arquitetura. 2009. 259f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade De Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, , UNICAMP, Campinas, 2009.

ROZESTRATEN, A. S. Estudo sobre a História dos modelos Arquitetônicos na Antiguidade: Origens e caracterísitcas das primeiras maquetes de arquiteto. 2003. 299 f. Tese (Doutorado) - Departamento de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

WOLFGANG, K.; MARTIN, H.. Maquetes arquitetônicas. Tradução, Alexandre Krug. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.137.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Simão T. R. da S. (2023). O USO DA MAQUETE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE DESIGN DE INTERIORES. Revista Belas Artes, 16(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/305