DESFILE DE MODA E FIGURINO DE ESPETÁCULO – DIALÉTICA ENTRE LINGUAGENS
Palavras-chave:
Interface, Desfile, Performance, ContemporaneidadeResumo
Em vários momentos históricos a moda foi objeto ativo na performance do indivíduo, principalmente na contemporaneidade. É importante uma abordagem não isolada, sobre as interfaces da linguagem da moda, e sua relação com os aspectos espetaculares utilizados na construção de um desfile que possui uma sobrevida de minutos para não mais se repetir.
Referências
BETTON, Gérard. Estética do cinema . São Paulo: Martins Fontes, 1987.
CASSIRER, Ernest. Ensaio sobre o homem. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
COCCIA, Emanuele. A vida sensível. Desterro, Cultura e Barbárie, 2010.
CROCI, Paula e VITALE, Alejandra (Org). Los cuerpos dóciles. Buenos Aires, La Marca editora, 2000.
MUSÉE GALLIERA. Showtime. Le défilé de moda. Paris, 2006.
SALTZMAN, Andrea. El cuerpo diseñado. Sobre la forma en el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires, Paidós, 2004.
SVENDSEN, Lars. Moda. Uma filosofia. Rio de Janeiro, Zahar, 2010.
TROY, Nancy J. Couture culture: a study in modern art and fashion. Massachusetts: MIT (Massachusetts Institute of Technology), 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sueli Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0