O VISUAL E AS RELAÇÕES INTERMEDIAIS DAS IMAGENS
Palavras-chave:
Imagem, Visual, Intermedialidade, Media, HibridaçãoResumo
Este artigo investiga a maneira como a imagem tradicional é confrontada com a noção de visual, que se assume sem fronteiras. Analisa os processos de hibridação da imagem possibilitados pela convivência da imagem entre outras linguagens no meio digital, constatando sua nova condição. A intermedialidade atua como procedimento que permite a aceleração da multiplicidade da imagem e que demonstra suas consequências culturais, procurando entender as maneiras como as imagens engendram relações intermediais de natureza artísticas e midiáticas, gerando produções novas e surpreendentes, e ampliando a experiência de conteúdos comunicativos.
Referências
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: Foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.
BELTING, Hans. Antropologia de la Imagen. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.
BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro, Rocco, 1999.
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2010. CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das letras, 2003.
CATALÀ DOMÈNECH. A forma do real. São Paulo: Summus, 2011.
DIAMOND, Sara. Quintessence: Art History Shake & Bake Disponível em : Acesso em: 30/10/2011.
ELLESTRÖM, Lars. Media borders, multimodality and intermediality. New York: Palgrave Macmillan, 2010.
GABLER, Neal. Walt Disney: o triunfo da imaginação americana. Osasco: Novo Século Editora, 2009.
HERZOGENRATH, Bernd.Travels in intermedia[lity]: reblurring the boundaries. New Hampshire: Dartmouth College Press, 2012.
HUGHES, Robert. The shock of the new. New York: Alfred A. Knopf, Inc., 2009.
YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. New York: E.P.Dutton&Co, 1970.
KRTILOVA, Katerina. Intermediality in media philosophy. In: HERZOGENRATH, Bernd.Travels in intermedia[lity]: reblurring the boundaries. New Hampshire: Dartmouth College Press, 2012.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008.
LEMOS, André. Ciber-Cultura-Remix. In: ARAUJO, Denize Correa. Imagem (ir) realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre, 2006.
LIMA, Luiz Costa (org.)Teoria da Cultura de Massa. 7.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 2.ed. Campinas: Papirus, 2002.
MANOVICH, Lev. Remixability. [2005] Disponível em: Acesso em 28/10/2011.
METZ, Christian et al. A Análise das Imagens. Petrópolis: Vozes, 1974.
MITCHELL, W.J.T..What do pictures want?: the lives and loves of images. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
PACKER, Randall; JORDAN, Ken. (ed.) Multimedia: from wagner to virtual reality. New York: W.W. Norton & Company, 2002.
POISSANT, Louise. Estas imagens em busca de identidade. In: DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.
SCHRÖTER, Jens. Four models of intermediality. In: HERZOGENRATH, Bernd.Travels in intermedia[lity]: reblurring the boundaries. New Hampshire: Dartmouth College Press, 2012.
SERRES, Michel. Ramos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis: Vozes, 1996.
STRATE, Lance. Echoes and reflections: on media ecology as a field of study. Cresskill: Hampton Press, Inc, 2006.
VIRILIO, Paul. A Máquina de Visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo Louis Jacob
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0