GOVERNANÇA CORPORATIVA – UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A RETÓRICA DA COMUNICAÇÃO E DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

Autores

  • Júlio César Barbosa Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

comunicação, governança, Relações públicas, organizações

Resumo

Trata da interface entre comunicação e governança, sob a ótica das relações públicas. Explicita o papel das organizações e estabelece os pontos de convergência destas áreas na gestão de relações públicas. Analisa ainda a sociedade moderna por meio de uma visão histórica.

Biografia do Autor

Júlio César Barbosa, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em relações públicas (Universidade de São Paulo)

Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade Casper Libero)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

ANGELONI, Maria Terezinha; DAZZI, Márcia Cristina Schiavi. A era do conhecimento. In: SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana (ORG). Gestão de empresas na era do conhecimento. São Paulo: Serinews Editora Ltda, 2004.

BATEMAN, Thomas S. & Snell, Scott A. Administração – construindo Vantagem competitiva. Atlas. São Paulo 1998.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura.. 3 vol.. São Paulo: Paz e Terra , 1999.

ELHAJJI, Mohammed . Globalização, uma narrativa auto-referente. Disponível em: www.eco.ufrj.br/epos/artigos/art_moha.htm

CLEGG, Stewart R.; Hardy Cynthia e Nord, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. Vol. I e II, - Organizadores edição Brasileira Caldas, Miguel, Fachin, Roberto e Fischer, Tânia. São Paulo: Atlas 1999.

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas – processo, funções, tecnologias e estratégias. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2002.

IANNI,Octávio. Teorias da globalização. 2a. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

IANNI,Octávio. A era do globalismo. 2a.. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

KUNSCH, Margarida. M. K Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Edição atualizada e revisada São Paulo:Summus,2007.

KUNSCH, Margarida. M. K. Obtendo resultados com Relações Públicas. Edição atualizada São Paulo. Summus, 2008

LAURETTI, Lauro. Relatório anual: veículo por excelência da comunicação institucional. São Paulo. Editora Saraiva. 2005

LODI, João Bosco. Governança corporativa – O governo da empresa e o conselho de administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

LAURETI, Lauro. Governança corporativa e comunicação . site do ibgc www.ibgc.org.br/artigos

MARCHIORI ,Marlene Cultura e Comunicação Organizacional: Um olhar estratégico sobre a organização São Paulo editora difusão 2006

MORGAN, Gareth. Imagens das organizações. Tradução Cecília Whitaker Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas , 2001

RABAÇA, Carlos Alberto & BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário da comunicação. São Paulo. Editora Campos. 2001

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Barbosa, J. C. (2023). GOVERNANÇA CORPORATIVA – UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A RETÓRICA DA COMUNICAÇÃO E DAS RELAÇÕES PÚBLICAS. Revista Belas Artes, 15(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/298