GOVERNANÇA CORPORATIVA – UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A RETÓRICA DA COMUNICAÇÃO E DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
Palavras-chave:
comunicação, governança, Relações públicas, organizaçõesResumo
Trata da interface entre comunicação e governança, sob a ótica das relações públicas. Explicita o papel das organizações e estabelece os pontos de convergência destas áreas na gestão de relações públicas. Analisa ainda a sociedade moderna por meio de uma visão histórica.
Referências
ANGELONI, Maria Terezinha; DAZZI, Márcia Cristina Schiavi. A era do conhecimento. In: SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana (ORG). Gestão de empresas na era do conhecimento. São Paulo: Serinews Editora Ltda, 2004.
BATEMAN, Thomas S. & Snell, Scott A. Administração – construindo Vantagem competitiva. Atlas. São Paulo 1998.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura.. 3 vol.. São Paulo: Paz e Terra , 1999.
ELHAJJI, Mohammed . Globalização, uma narrativa auto-referente. Disponível em: www.eco.ufrj.br/epos/artigos/art_moha.htm
CLEGG, Stewart R.; Hardy Cynthia e Nord, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. Vol. I e II, - Organizadores edição Brasileira Caldas, Miguel, Fachin, Roberto e Fischer, Tânia. São Paulo: Atlas 1999.
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas – processo, funções, tecnologias e estratégias. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2002.
IANNI,Octávio. Teorias da globalização. 2a. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
IANNI,Octávio. A era do globalismo. 2a.. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
KUNSCH, Margarida. M. K Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Edição atualizada e revisada São Paulo:Summus,2007.
KUNSCH, Margarida. M. K. Obtendo resultados com Relações Públicas. Edição atualizada São Paulo. Summus, 2008
LAURETTI, Lauro. Relatório anual: veículo por excelência da comunicação institucional. São Paulo. Editora Saraiva. 2005
LODI, João Bosco. Governança corporativa – O governo da empresa e o conselho de administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
LAURETI, Lauro. Governança corporativa e comunicação . site do ibgc www.ibgc.org.br/artigos
MARCHIORI ,Marlene Cultura e Comunicação Organizacional: Um olhar estratégico sobre a organização São Paulo editora difusão 2006
MORGAN, Gareth. Imagens das organizações. Tradução Cecília Whitaker Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas , 2001
RABAÇA, Carlos Alberto & BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário da comunicação. São Paulo. Editora Campos. 2001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlio César Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0