DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, CORTE EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS E SEUS DESAFIOS
Palavras-chave:
Direito Internacional dos Direitos Humanos, Convenção Europeia de Direitos Humanos, Corte Europeia de Direitos Humanos, Direitos HumanosResumo
O presente artigo tem por escopo, em um primeiro momento, discutir o processo de internacionalização dos Direitos Humanos e o debate, inserido nesse processo, entre universalistas e relativistas acerca do alcance do Direito Internacional dos Direitos Humanos em uma sociedade internacional composta de Estados-nação. Em seguida, abordaremos os sistemas global e regionais de proteção internacional dos Direitos Humanos com ênfase para a experiência europeia concretizada na Corte Europeia de Direitos Humanos. Por fim, trataremos das dificuldades de implementação das decisões da Corte Europeia junto aos seus Estados-membros.
Referências
CARVALHO RAMOS, André de. Processo internacional de direitos humanos. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 423 p.
CARVALHO RAMOS, André de. Teoria geral dos direitos humanos na ordem internacional. 3a ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 329 p.
HOBSBAWM, ERIC. A era dos extremos: o breve século XX. 10a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 632 p.
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 996 p.
TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Dilemas e desafios da proteção internacional dos Direitos Humanos no limiar do século XXI. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, v.40, n.1, jun.1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Helton Reginaldo Presto Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0