A INDUSTRIALIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DOMÉSTICAS DO SÉCULO XIX

Autores

  • Marcia Pinto Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Higiene doméstica, Decoração, Equipamentos domésticos

Resumo

A conexão entre virtuosismo moral feminino e higiene doméstica é um fenômeno que relaciona produtos industrializados e comportamento humano, assinalando a imposição burguesa e promovendo a distinção social. A decoração do lar deveria expressar o caráter pessoal da dona da casa: tal pressão social difundiu o fascínio pela aparência, o estudo dos mínimos detalhes, o grande esforço para a apresentação de imagens satisfatórias que as donas de casa impuseram-se. Desenvolvimento tecnológico, expansão social da classe média (sem criados), primazia da higiene e da funcionalidade dos equipamentos do lar provocaram a inversão do centro de interesse dos lares: não mais a da sala de estar ou costura e sim a cozinha e a limpeza passam ao centro de atenção do ambiente doméstico.

Biografia do Autor

Marcia Pinto, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduada em Licenciatura Em Artes Plásticas e Música pela UNESP/IA (1989) e pós graduada em Interdisciplinaridade em Educação pela PUC/SP (1997)

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USJT - Universidade São Judas Tadeu (2013)

Professora titular da ETEC Carlos de Campos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SEDSP (de 1995 a 2022) e professora titular do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (desde 1997)

Referências

FORTY, Adrian. Objetos de desejo – design e sociedade desde 1750. Trad. de Pedro Maia Soares de Objects of desire: design and society since 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007

SITES:

http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos

http://www.epsjv.fiocruz.br

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Pinto, M. (2023). A INDUSTRIALIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DOMÉSTICAS DO SÉCULO XIX. Revista Belas Artes, 15(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/295