A IMAGEM CONSUMIDA: PADRONIZAÇÃO E CONSUMO NAS FOTOGRAFIAS DE MODA PUBLICADAS NAS FERRAMENTAS SOCIOTÉCNICAS
Palavras-chave:
Instagram, Moda, Mimese, Imagens, SociotécnicosResumo
As imagens de moda publicadas no Instagram tem poder significativo na construção de conceitos de estilo de vida e identidade por meio dos seus fatores miméticos que geram padronização estética. A comunidade colaboradora de informação alimenta a rede online com imagens recém-publicadas que ditarão o ritmo do consumo da cadeia produtiva da moda. Foram feitas entrevistas com renomados formadores de opinião da área onde fica clara a importância dos processos da construção de imagens, seus conceitos aplicados no universo lúdico das fotografias e a audiência gerada na rede conectada.
Referências
BAITELLO JUNIOR, N. O pensamento sentado: Sobre Glúteos, Cadeiras e Imagens. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2012.
BARTHES, R. Inéditos, vol. 3: imagem e moda. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. [S.l.]: Martins Fontes, 2005. Coleção Roland Barthes.
BAUMAN, Z. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Editora Paz e Terra, v. I, 1999. Atualização para a 6a edição: Jussara Simões.
CIETTA, E. A Revolução do Fast-Fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. Tradução de Kathia Castilho. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
CONTRERA, M. S. Do Lado de Fora do Jardim Encantado: comunicação e desencantamento do mundo. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, v. 12, p. 14, Setembro / Dezembro 2009. ISSN 1808-2599.
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FLUSSER, V. O Universo das Imagens Técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Anna Blumee, 2008.
GEBAUER, G.; WULF, C. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Anna Blumee, 2004.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACLUHAN, M. MacLuhan por MacLuhan: conferências e entrevistas. Tradução de Antônio de Pádua Damesi. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. Organizado por Stephanie MacLuhan e David Staines.
TAPSCOTT, D. E. W. A. D. Wikinomics: Como a colaboração em massa pode ajudar o seu negócio. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Martinez Romaniello de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0