A IMPORTÂNCIA DO CARTAZ DE RUA NOS DIAS DE HOJE
Palavras-chave:
Cartaz, História do cartaz, Publicidade, Contexto urbano, Lei Cidade LimpaResumo
Considerado uma mídia de apoio usada para sustentar e complementar uma campanha junto a outros meios, o cartaz é visto hoje pelos profissionais da área como um desafio, por ser uma mídia restrita, mas aberta á experimentação, uma mídia que deve ser rapidamente vista, compreendida e estimular a reflexão do público alvo. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, tem por objetivo estudar o cartaz de rua e destacar sua importância como mídia externa, a partir de uma análise do contexto urbano, da atuação da publicidade neste contexto, de um breve histórico e por último de uma analise da Lei cidade limpa e das consequências para o uso da mídia externa. Para a reflexão sobre as mídias externas e a importância da atuação da publicidade nas cidades brasileiras, tomou-se como objeto de estudo a cidade de São Paulo, que vem se modificando ao longo dos últimos 120 anos, hoje considerada a cidade mais influente no cenário mundial.
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Trad. Zulmira Ribeiro Tavares. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva 4a ed. 2004.
MENDES, Camila F. Paisagem Urbana, uma mídia redescoberta. São Paulo: SENAC, 2006.
PEIXOTO, Nelson B. Intervenções Urbanas, arte/cidade. São Paulo: SENAC, 2002.
PIQUEIRA, Gustavo. São Paulo, Cidade Limpa. São Paulo: RexLivros, 2007.
SÃO PAULO (Estado). Leis Paulistanas. In: SÃO PAULO. Lei 14.223 de 26 de setembro de 2006 – Projeto Cidade Limpa. Disponível em: http://www.leispaulistanas.com.br/anuncios/lei-no-14223- de-26-de-setembro-de-2006. Acesso em: 10 abril 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roseli Fragoso Gonzalez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0