A IMPORTÂNCIA DO CARTAZ DE RUA NOS DIAS DE HOJE

Autores

  • Roseli Fragoso Gonzalez Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Cartaz, História do cartaz, Publicidade, Contexto urbano, Lei Cidade Limpa

Resumo

Considerado uma mídia de apoio usada para sustentar e complementar uma campanha junto a outros meios, o cartaz é visto hoje pelos profissionais da área como um desafio, por ser uma mídia restrita, mas aberta á experimentação, uma mídia que deve ser rapidamente vista, compreendida e estimular a reflexão do público alvo. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, tem por objetivo estudar o cartaz de rua e destacar sua importância como mídia externa, a partir de uma análise do contexto urbano, da atuação da publicidade neste contexto, de um breve histórico e por último de uma analise da Lei cidade limpa e das consequências para o uso da mídia externa. Para a reflexão sobre as mídias externas e a importância da atuação da publicidade nas cidades brasileiras, tomou-se como objeto de estudo a cidade de São Paulo, que vem se modificando ao longo dos últimos 120 anos, hoje considerada a cidade mais influente no cenário mundial.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Trad. Zulmira Ribeiro Tavares. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva 4a ed. 2004.

MENDES, Camila F. Paisagem Urbana, uma mídia redescoberta. São Paulo: SENAC, 2006.

PEIXOTO, Nelson B. Intervenções Urbanas, arte/cidade. São Paulo: SENAC, 2002.

PIQUEIRA, Gustavo. São Paulo, Cidade Limpa. São Paulo: RexLivros, 2007.

SÃO PAULO (Estado). Leis Paulistanas. In: SÃO PAULO. Lei 14.223 de 26 de setembro de 2006 – Projeto Cidade Limpa. Disponível em: http://www.leispaulistanas.com.br/anuncios/lei-no-14223- de-26-de-setembro-de-2006. Acesso em: 10 abril 2013.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Gonzalez, R. F. (2023). A IMPORTÂNCIA DO CARTAZ DE RUA NOS DIAS DE HOJE. Revista Belas Artes, 13(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/283