OS DESAFIOS DO METRÔ DE SÃO PAULO A PARTIR DO USO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS NO RELACIONAMENTO COM OS USUÁRIOS: UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL COLABORATIVO DA APROPRIAÇÃO DESSAS FERAMENTAS PARA A MELHORIA DOS SERVIÇOS
Palavras-chave:
Metrô, Transporte, Redes sociais, Inteligência coletiva, Colaboração Virtual, CiberdemocraciaResumo
Diante do crescente uso das redes sociais digitais, este artigo propõe analisar as características, uso e desempenho das redes sociais virtuais pelo Metrô de São Paulo e seus usuários à luz dos conceitos de sociedade em rede, cibercultura, redes sociais on-line e off- line, participação cívica, (ciber) democracia e esfera pública (virtual). Entre os autores utilizados, destacam-se as ideias de Manuel Castells, Pierre Lévy e Jurgen Habermas. O texto aborda de forma geral como se dá o relacionamento entre a Companhia e seus usuários por meio das tecnologias de comunicação digital, em um cenário cada vez mais caótico, onde a mobilidade nas grandes metrópoles tornou-se questão vital para os cidadãos. O objetivo principal deste estudo é aprofundar os conhecimentos sobre o fenômeno da comunicação em redes (on-line e off-line) aplicada em uma situação prática do cotidiano, o uso diário do Metrô.
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