WEBSÉRIE: ALTERNATIVA PARA CRIAÇÕES AUDIOVISUAIS
Palavras-chave:
websérie, lei n. 12.485, produção independente, séries em TV paga, mercado audiovisual brasileiroResumo
Com a revolução digital e o barateamento de custos de equipamentos relacionados ao cinema digital as produções independentes de webséries começam a aparecer e nos dão pistas de quais caminhos os canais de TV podem traçar na busca de conteúdo voltado ao mercado brasileiro. Para isso, é preciso entender como funciona a produção de ficção, desde novelas, séries, minisséries, cinema até as séries para internet, como elas se articulam na busca dos seus públicos, como são produzidas, quais as diferenças e particularidades de cada um dos setores, até chegar nos diferenciais da websérie frente a esses formatos tradicionais.
Referências
ANCINE.ANCINE divulga informes finais sobre o mercado de cinema no Brasil em 2012: ANCINE disponível em: <http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/ancine-divulga- informes-finais-sobre-o-mercado-de-cinema-no-brasil-em-2012>. Acesso em: 28 de junho 2013.
AGUILHAR, Lígia. Filme vai da web para a televisão: Estadão online. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/link/filme-vai-da-web-para-a-televisao/>. Acesso em: 18 de setembro 2013.
MCKEE, Robert. Story - Substância , Estrutura , Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiros: Arte & Letra, 2006.
Diversos. Estudos de Cinema e Audiovisual – Socine Volume 2: Digital, 2013. Diversos. Estudos de Cinema e Audiovisual Socine: Estadual São Paulo: Digital, 2012. Diversos. Televisão: Formas audiovisuais de ficção e documentário: Digital, 2012.
Sindcine. Funções no Cinema: Sindcine disponível em: <http://www.sindcine.com.br/site/funcoes_cine.asp?query=d >. Acesso em: 20 de novembro 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Terozi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0