O TEATRO MÁGICO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM ESPETÁCULO

Autores

  • Gisele do Nascimento Chagas Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Teatro Mágico, Espetáculo, Construção de identidade, Show, Criatividade

Resumo

O presente artigo analisa a construção da identidade de um espetáculo por meio de um estudo do show do grupo musical ― O Teatro Mágico. A partir da escolha do videoclipe da música ― Perdoando o Adeus, pesquisou-se sobre as questões históricas ligadas à criação da banda e às suas influências. A abordagem aprofunda-se no processo da montagem desse ato do show, detalhando os principais itens utilizados no desenvolvimento da apresentação. O estudo também contempla a descrição do espetáculo sob a ótica da linguagem e das composições visual e sonora, da construção do corpo e da performance e dos efeitos observados no público. O resultado obtido contribui para uma melhor compreensão do tema, além de servir como referência para que demais profissionais e estudantes da área possam desenvolver projetos artísticos futuros.

Referências

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. 4.ed.São Paulo: Perspectiva, 2010. 578p.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Circo e teatro: aproximações e conflitos. Artigo In:Revista Sala Preta. São Paulo, v.6, 2006, p-9-19. Disponível em .Acesso em 04.out.2013.

BOLOGNESI, Mário Fernando. O Corpo como Princípio. Artigo In: TRANS/FORM/AÇÃO. São Paulo,v.24, 2001, p-101-112. Disponível em . Acesso em 12.set.2013.

CARVALHO, Bernardo. Só para Loucos. Biblioteca Folha. São Paulo, 2000.

BRITO, Rubens de Souza. O Grupo de Teatro Mambembe e o Circo-Teatro. ArtigoIn: Sala Preta PPGAC. São Paulo, v.6, 2006, p.79-85. Disponível em: . Acesso em 03.set.2013.

CASTRO, Alice Viveiros de. O Elogio da Bobagem – palhaços no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

DIAS, Kadu. CIRQUE DU SOLEIL. [S.I], 2006. Disponível em: . Acesso em 01.set.2013.

FARINA, M., PEREZ,C., BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5.ed. São Paulo: Edgard BlücherLtda, 2006.

JEUDY, Henri-Pierre. O Corpo como Objeto de Arte. 2.ed.São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

LEITE, A., GUERRA, L. Figurino, uma experiência na televisão. São Paulo:Paz e Terra, 2002.

MAGALHÃES, MÔNICA FERREIRA. Maquiagem e pintura corporal: uma análise Semiótica. UFF, 2010. 236p. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Rio de Janeiro, 2010.

http://vejasp.abril.com.br/materia/teatro-magico-entrevista>. Acesso em 02.out.2013.

NERO, Cyro Del. Máquina para os deuses: anotações de um cenógrafo e o discurso da cenografia. São Paulo: Editora SENAC São Paulo: Edições SESCSP, 2009.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro.3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008

PEDROSA, Israel. O Universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.

PRESSE, Agence France-. Figurinista de “Os Miseráveis inspirou-se no estilo cromático de Almodóvar. Uol Entretenimento. 2013. Disponível em:. Acesso em 21.out.2013.

RATTO, Gianni. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. 2a.ed. São Paulo: Editora SENAC, 2001.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral 1880-1980. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

ROVAI, Renato. A nova MPB é Música é pra Baixar. In: Revista Fórum. [S.I], 80.ed, fev.2012. Disponível em: . Acesso em 02.out.2013.

SILVA, Camila Borges da. O domínio das roupas. Artigo In:Revista da História. [S.I], 70.ed, jul.2011. Disponível em: . Acesso em 21.out.2013.

URSSI, Nelson José. A linguagem cenográfica. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECAUSP, 2006.

VIANA, F. P. O figurino Teatral e as renovações do século XX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

WAGNER, Fernando. A Teoria e técnica teatral. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.

REFERÊNCIAS VIDEOGRÁFICAS:

VIANNA, Bernardo. O Teatro Mágico e os novos rumos da produção de cultura. In:Revista Bagre. Jundiaí, 3.ed, fev. 2010., p-4-6. Disponível em: . Acesso em 27.jun.2013.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Chagas, G. do N. (2023). O TEATRO MÁGICO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM ESPETÁCULO. Revista Belas Artes, 13(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/277