A ESSÊNCIA DOS MUSICAIS: PERCEBENDO EMOÇÕES POR MEIO DA CENOGRAFIA
Palavras-chave:
Identificação, Cenografia, Interpretação, Cena, Musicais, Musicais BrasileirosResumo
Este trabalho pretende apontar, por meio da análise da cenografia, emoções presentes na essência dos espetáculos musicais. O objetivo é buscar qual a colaboração da cenografia na transmissão dessas emoções. Cada musical deve passar uma mensagem para o público e o conjunto cênico é uma importante ferramenta na hora de narrar essa história. A partir de trechos de duas obras realizadas por Charles Möller e Cláudio Botelho, Hair e A Noviça Rebelde, será proposta uma reflexão sobre o sentimento provocado a partir da interpretação de um número apresentado. A pesquisa baseia-se no sentido posto em cena pelo personagem e não no entendimento que o público pode ter sobre ela. As possibilidades de interpretação podem fazer a plateia se projetar no espetáculo pela própria imaginação, questionando e criando novas imagens, motivada por fatores como, por exemplo, uma identificação pessoal com a história.
Referências
BLAVATSKY, Helena. A Chave da Teosofia. Ed.: Três. Rio de Janeiro, 1973.
CARVALHO, Tânia. Os reis dos musicais. Ed.: Imprensa Oficial. São Paulo, 2009.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática: São Paulo, 2002.
FIGUEIREDO, Cláudio; SANTOS, Nubia Melhem. Um Capítulo na História Social – Libreto do espetáculo ‘Hair’. Rio de Janeiro, 2010
GERIN, Joan. Moves vs. Reality: The Real Story of the von Trapp Family – Revista Prologue. .37. , 2005.
HAUN, Harry. Age of Aquarius, Playbill, Hair no Teatro Al Hirschfeld. Abril de 2009. HOWARD, Pamela. What is Scenography? Ed.: Routledge. Londres; Nova York, 2002.
KOSOWSKI, Lidia. Revista Chronos. Ano 1, No1. Rio de Janeiro. LEADBEATER, C. W. Compêndio de Teosofia. Ed. Pensamento. São Paulo, 1990.
MÖLLER, Charles; BOTELHO, Cláudio. Libreto do espetáculo „A Noviça Rebelde’. Rio de Janeiro, 2008.
MÖLLER, Charles; BOTELHO, Cláudio. Libreto do espetáculo ‘Hair’. Rio de Janeiro, 2010.
MÖLLER, Charles; BOTELHO, Cláudio. Libreto do Espetáculo ‘O Mágico de Oz’. Rio de Janeiro, 2012.
MYERS, Eric. Revista Opera News. V. 67. No 11. Maio, 2003. PARLATORE, Sabrina. Programa Vitrine – TV Cultura, Abril 2009.
RAMSÉS, Reinaldo. O Globo – Canal RioShow. Rio de Janeiro. 5 de novembro de 2010.
ROSE, Lisa. New Jersey Journal – The Star-Ledger: 40 Years of Hair. Nova Jersey. 19 de julho de 2008.
ROUDINESCO, Elizabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Jorge Zahar Editor Rio de Janeiro, 1998.
SARTRE, Jean-Paul. L’Existentialisme est unHumanisme. Paris: LesÉditionsNagel. 1970. Tradução: Rita Corrêa Guedes.
SCRIBNERS SONS, Charles. Encyclopedia of American Lives. V. 2. Ed.: CSS. Nova York, 1998.
SPINOZA, Baruch. Ética: Demonstrada à Maneira dos Geômetras. Ed.: Martin Claret. São Paulo, 2002. Tradução: Jean Melville.
TAYMOR, Julie. Libreto do Espetáculo ‘O Rei Leão’. São Paulo, 2013.
TAYMOR, Julie. The lion king: pride rock on Broadway. Ed. Hyperion: Nova York,
VIGOTSKY, LievSemiónovitch. Pensamento e Linguagem. Ed. Martins Fontes: São Paulo, 2005.
PEÇAS CITADAS:
O Mágico de Oz. Autor: L. Frank Baum. Chicago, 1902. Versão brasileira: Cláudio Botelho. Rio de Janeiro, 2012.
A Noviça Rebelde. Música: Richard Rodgers. Letras: Oscar Hammerstein II. Libreto: Howard Lindsay e Russel Crouse. Nova York, 1959. Versão brasileira: Cláudio Botelho. Rio de Janeiro, 2008.
Hair. Texto e Letras: GeromeRagni e James Rado. Música: GaltMacDermot. Nova York, 1967. Versão brasileira: Cláudio Botelho. Rio de Janeiro, 2010.
Nós na Fita. Autor: MarciusMelhem. Rio de Janeiro, 2004.
WEBGRAFIA:
Globo Teatro, acessado em 23 de março de 2013. http://virgula.uol.com.br/diversao/embalados-pelo-sucesso-do-genero-jovens- rocuram-cursos-de-teatro-musical
Saraiva Conteúdo, acessado em 23 de março de 2013. http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/49861
Summer of Love, acessado em 06 de junho de 2013. http://www.pbs.org/wgbh/amex/love/program/love_02_trans.html
Veja.com, acessado em 20 de março de 2013. http://veja.abril.com.br/multimidia/video/musical-o-rei-leao-estreia-em-sao-paulo- em-2013
Vírgula UOL, acessado em 24 de março de 2013. http://virgula.uol.com.br/diversao/embalados-pelo-sucesso-do-genero-jovens- rocuram-cursos-de-teatro-musical
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe de Lima Gonzaga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0