ESPELHOS CINEMATOGRÁFICOS: A EXPERIÊNCIA AUTOBIOGRÁFICA NO CINEMA DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO NOS FILMES ELENA (2012) E MATARAM MEU IRMÃO (2013)

Autores

  • Emily Hozokawa Dias Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Cinema documental contemporâneo brasileiro, Documentário subjetivo, Documentário autobiográfico, Elena, Mataram meu irmão

Resumo

Este trabalho verifica a experiência no campo estético autobiográfico relacionando-a a importantes momentos do cinema documental brasileiro. Para isso, serão analisados dois documentários: Elena (2012), de Petra Costa, e Mataram meu irmão (2013), de Cristiano Burlan, nos quais os realizadores exibem elementos ligados à própria subjetividade, rompendo com abordagens ainda ligadas à produção moderna deste tipo de cinema.

Biografia do Autor

Emily Hozokawa Dias, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo

Especialista em História da Arte: teoria e crítica pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Consultora da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP). 

Referências

ARNAUT, L; MOREIRA, R. O barômetro e o lenço de seda: efeitos de real em Roland Barthes e Michel de Certeau. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.

BAGGIO, Eduardo Tulio. O cinema documentário e seu caráter distintivo: a similaridade entre o objeto imediato e o objeto dinâmico. Curitiba: UTP, 2005.

BARTHES, Roland. O efeito de real. In: Literatura e semiologia: pesquisas semiológicas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo: uma aventura documentária no Brasil, 1960- 1980. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LAPLANTINE, Fraçois. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2003.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

LUCAS, Meize Regina de Lucena. Ética e estética da imagem: o cinema documentário no Brasil dos anos 60. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 24., 2007, São Leopoldo, RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História – História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

MACHADO Jr., Rubens. O documentário brasileiro na videoteca do Itaú Cultural. Disponível em: < http://novo.itaucultural.org.br/midiateca/o-documentario-brasileiro- na-videoteca-do-itau-cultural/>. Acesso em: 23 de setembro de 2013.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. MESQUITA, Cláudia. Outros retratos – Ensaiando um panorama do documentário independente no Brasil.

NAGIB, Lúcia. O cinema da retomada: depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo: Ed. 34, 2002.

OMAR, Arthur. O Antidocumentário, Provisoriamente. 1972.

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: Editora Senac, 2008.

RIZZO, Sérgio. Sombras privadas em lugares públicos. Revista Cult, no 179, 2013.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicol. clin., Rio de Janeiro , v. 20, n. 1, 2008 .

FILMOGRAFIA:

Direção: Kiko Goifman. Produção: Jurandir Muller. Ano: 2003. 35mm, (75min). Cor: P&B.

A OPINIÃO pública. Direção: Arnaldo Jabor. Estúdio: Versátil Filmes. Ano: 1967. DVD, (115 min). Cor: P&B.

ARRAIAL do cabo. Direção: Paulo Cézar Saraceni e Mário Carneiro. Rio de Janeiro. Ano: 1959, (17 min). Cor: P&B.

ARRUANDA. Direção: Linduarte Noronha. Formato: 35mm. Brasil. Rio de Janeiro. Produção: RJ. Ano: 1960, (20 min). Cor: P&B.

BANDEIRANTES. Direção: Humberto Mauro. Rio de Janeiro, INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo. Ano: 1940, (38 min). Cor: P&B.

CABRA marcado para morrer. Direção: Eduardo Coutinho. Engenho Galiléia (PE). Produção: Eduardo Coutinho Produções Cinematográficas, Produções Cinematográficas. Ano: 1964/84, (119 min). Cor: P&B.

DIA da Bandeira. Direção: Humberto Mauro. Rio de Janeiro, INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo. Ano: 1938; 16mm, (7 min). Color.

DIÁRIO de uma busca. Direção: Flávia Castro. Films du poisson, Tambellini Filmes. Brasil, França. Ano: 2010, (105 min). Cor: P&B e Color.

ELENA. Direção: Petra Costa. Roteiro: Petra Costa e Carolina Ziskind. São Paulo, Busca Vida Filmes. Ano: 2012. 1 DVD, DCP, (82 min). Color.

EM BUSCA de Iara. Direção: Flavio Frederico. Produção: Flavio Frederico e Mariana Pamplona. Ano: 2013. 35mm. FULL HD 2K, (91 min). Color.

JARDIM Nova Bahia. Direção: Aloysio Raulino. Ano: 1971, 35mm, (15 min). Cor: P&B.

LIÇÃO prática de taxidermia 1. Direção: Humberto Mauro e Paulo Roquette-Pinto. Instituto Nacional de Cinema Educativo. Ano: 1936. 16mm. Sincronizado com discos, (8 min), Cor: P&B.

LIÇÃO prática de taxidermia 2. Direção: Humberto Mauro. Instituto Nacional de Cinema Educativo. Ano: 1936. 35mm. Movietone. Cor: P&B.

MAIORIA absoluta. Diretor: Leon Hirszman. Rio de Janeiro. Ano: 1964. 35mm. (18 min). Cor: P&B.

MATARAM meu irmão. Direção: Cristiano Burlan. Produção e Produção executiva: Natália Reis. Fotografia e Câmera: Rafael Nobre. São Paulo, Bela Filmes. Ano: 2013. DCP, (77 min). Color.

PEDRA fundamental do Edifício do Ministério da Educação e Saúde. Direção: Humberto Mauro. Instituto Nacional de Cinema Educativo. Ano: 1937. 16mm, (7 min). Cor: P&B.

SANTA Marta: Duas Semanas no Morro. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Frederico Morais. Ano: 1987. (54 min). Color.

UM PASSAPORTE húngaro. Direção: Sandra Kogut. Roteiro: Sandra Kogut. Produção: Marcello Maia. Ano: 2002. (71 min). Color.

VIRAMUNDO. Direção: Geraldo Sarno. Produção: Thomaz Farkas. Ano: 1964, (37 min). Cor: P&B.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Dias, E. H. (2023). ESPELHOS CINEMATOGRÁFICOS: A EXPERIÊNCIA AUTOBIOGRÁFICA NO CINEMA DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO NOS FILMES ELENA (2012) E MATARAM MEU IRMÃO (2013). Revista Belas Artes, 13(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/271