CENOGRAFIA PARA DANÇA: UMA VISUALIDADE POSSÍVEL PARA AS ESCOLAS DE DANÇA BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Cenografia, Dança, Visualidade cênica, Escolas de ballet, BrasilResumo
O espaço cênico para dança em companhias amadoras frequentemente recebe um tratamento cenográfico bastante semelhante ao utilizado em montagens teatrais. Este estudo é um artigo em que as possibilidades para a visualidade cênica da dança são estudadas, visando compreender quais os elementos cênicos mais adequados para utilizar no caso de performances de dança e buscando alternativas para a criação de uma estética interessante mesmo em casos com recursos limitados para a cenografia. Através de uma análise histórica da cenografia para dança, estudos de caso contemporâneos e aproximação com o caso real de uma cidade média brasileira, a autora procura propor alternativas para que seja viável que a visualidade cênica da dança seja elaborada e produzida de forma a valorizar a performance.
Referências
AGUIAR, Daniella de. Sobre perspectivas teóricas do espaço: dança e literatura. 2009.
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.
MATA, Paulo A. da, FREY, Tales. Einstein on the beach: um estudo semiótico em oposição ao textocentrismo. 2012. Disponível em: < http://www.questaodecritica.com.br/2012/05/einstein-on-the-beach-um-estudo-semiotico-em- oposicao-ao-textocentrismo/ > Acesso em 2 de junho de 2013.
MOMIX. Website. Disponível em: Acesso em 10 de abril de 2013.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
RATTO, Gianni. Antitratado de Cenografia. São Paulo: SENAC, 1999.
ROBERT WILSON. Website. Disponível em: Acesso em 30 de maio de 2013.
ROLLEMBERG, Doris. A cenografia além do espaço e do tempo: o teatro de dimensões adicionais. 2012.
SILVA, Eliana Rodrigues. Encenação e cenografia para dança. 2007. Disponível em:
cenografia_para_danca.pdf> Acesso em 23 de março de 2013.
URSSI, Nelson. A Linguagem Cenográfica. Dissertação. 2006: USP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nisiane Madalozzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0