MIMO URBANO
Palavras-chave:
Arquitetura, Cidade, Sustentabilidade, Sociedade e Ilustração ContemporâneaResumo
Um gesto, uma experiência estética e gráfica, que desperta o observador a perceber que se vê apenas o que se quer ver e, por isso, mal chegamos a olhar. "Coisas", belezas urbanas que tenderiam a ficar despercebidas por causa da rotina ou inertes por falta de uso, transformam- se em cenário para a aventura de uma Personagem na cidade de São Paulo. Longe de proporcionar fantasias escapistas, Mimo Urbano é um trabalho disposto a questionar os efeitos da eco-eficiência sobre as relações humanas e o nosso papel na sociedade.
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
COSTA, Lúcio. Considerações sobre arte contemporânea. In: Lúcio Costa, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995. DEBORD,Guy. A Sociedade do Espetáculo. eBookLibris Brasil, Projeto Periferia, 2003.
DUCHER, Robert. Características dos estilos. Tradução Maria Armentina Galvão. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
DULCETTI JUNIOR, Orley. Acupuntura Auricular e Auriculoterapia. São Paulo: Parma, 1994.
EDWARDS, Brians. O guia básico para a sustentabilidade. Guanabara: GG-Gustavo Gili BRASIL, 2005.
FARINA, Modesto; RODRIGUES, Maria Clotilde Perez; BASTOS FILHO, Heliodoro Teixeira. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5a edição revista e ampliada. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.
HOWARD, Dorothy Sun. A Psicologia das cores: As Cores em Sua Vida. São Paulo: Madras, 1999.
LERNER, Jaime. Acupuntura Urbana. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
MONTENEGRO, Gildo A. Desenho arquitetônico. São Paulo: Edgar Blucher, 2001.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Ed. Martins. Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milena Sapucaia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0