ZITA VIANA DE BARROS E MOACYR DE VICENTIS ROCHA: A PRODUÇÃO SOB A INFLUÊNCIA DE LÍVIO ABRAMO
Palavras-chave:
Arte Brasileira, História da Arte, Zita Viana de Barros, Moacyr Rocha, Lívio AbramoResumo
Levantamento e análise da produção de Zita Viana de Barros (1930 - 2013) e Moacyr de Vicentis Rocha (1929 - 2000), alunos do Estúdio Gravura, escola de Lívio Abramo para o ensino da gravura entre 1960 e 1962, com a identificação e catalogação dos trabalhos produzidos e a contextualização dessa produção frente ao cenário artístico nacional. A partir da análise dos cadernos e dos estudos realizados no Estúdio Gravura, bem como das obras concluídas no período, foi possível compreender o desenvolvimento do quanto transmitido por Lívio Abramo e a sua influência que, embora moderna por excelência, admitiu o desenvolvimento de obras que discutem de forma incipiente questões próprias do pós-modernismo, como a questão do espaço e da matéria: tratam, acima de tudo, de discussões das racionalidades possíveis da abstração; muito embora adotem um "jogo peculiar" em consonância também a uma forma brasileira independente das categorizações estrangeiras e adotante de uma independência típica.Referências
CARVALHO. Rosa Cristina Maria de. Arte e psiquiatria: um diálogo com artistas plásticos no Hospital Psiquiátrico de Juqueri, in: ArtCultura, Uberlândia, v. 12, n. 21, p. 165-180, jul.-dez. 2010, disponível em http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF21/l_reilly.pdf, acessado em 06.05.2013,
Enciclopédia Itaú Cultural, Lívio Abramo, disponível em http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index. cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2476&cd_item=1&cd_idioma=285 55, acessado em 21 de outubro de 2013
FERRAZ, Geraldo. Lívio Abramo. Coleção Artistas Brasileiros Contemporâneos, n°5. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1955
FERREIRA, llsa Kawall Leal. Lívio Abramo. 1983. 149f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo
FERREIRA, Orlando C. Imagem e letra. 2ed. São Paulo: EDUSP, 1994
GRILO, Rubem. A gravura brasileira na coleção Kornis. IN: A Gravura Brasileira na coleção Mônica e George Kornis (catálogo), 2007, p. 12 a 17
KOSSOVITCH, Leon e LAUDANNA, Mayra. Sobre o político. In: Gravura Brasileira. São Paulo, 2000
KOSSOVITCH, Leon et. al. Gravura: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000
LEITE, José Roberto Teixeira. A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: 1965
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011
NEPOMUCENO, Margarida. Aprender com Lívio era compartilhar a sua arte. Entrevista de Ismênia Coracy. In: Revista Cores Primárias - Jornalismo especializado em história das artes visuais, junho de 2006, disponível em http://www.coresprimarias.com.br/ed_2/ismenia_livio_p.php, acessada em 17 de abril de 2013
PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969
TÁVORA, Maria Luisa Luz, "A gravura brasileira - anos 50/60- como um movimento: gênese de um mito", GÁVEA. Revista de História da Arte e Arquitetura, n° 5, Rio de Janeiro, abril de 1988, pp 40-56
TÁVORA, Maria Luisa Luz, "Fayga Ostrower e a gravura abstrata no Brasil", Artigo apresentado no seminário Vanguarda e Modernidade nas artes no Brasil e no exterior, Departamento de Artes Plásticas da Unicamp, 2005, disponível em http://www.iar.unicamp.br/dap/vanguarda/artigos_pdf/maria_luiza.pdf, acessado em 24.03.2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariana Duarte Garcia de Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0