A MODA ENTRA EM CAMPO

Autores

  • Isadora Greiner D’Orto Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

moda, futebol, marketing, camisa, Brasil, esporte

Resumo

Nos últimos anos, a conexão entre moda e futebol tem constituído um novo segmento fashion que reflete tendências ligadas a questões sociais, modos de vida, cuidados com a saúde e uso de novas tecnologias. No Brasil, esta parceria tornou-se mais explícita no período da ditadura militar, quando o futebol passou a ser um emblema nacional, especialmente a partir da vitória na Copa do Mundo de 1970. Na década seguinte, a aliança entre moda e esporte ficou ainda mais evidente, com a geração saúde, a febre da ginástica aeróbica e a popularização de esportes radicais, como surfe e skate. O objetivo deste artigo é apresentar um breve histórico das parcerias entre moda e futebol e as transformações geradas no mercado com a criação das marcas mais importantes. Hoje, o impacto das tendências esportivas na moda é bastante significativo e se desdobra por uma ampla produção midiática que representa, estimula e documenta, incessantemente, o seu crescimento.

Referências

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Entrevistas concedidas à autora:

Norma Greiner (01/12/2013)

Caio Ceciliano (27/11/2013)

Lucas Saldiva (22/11/2013)

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

D’Orto, I. G. (2023). A MODA ENTRA EM CAMPO. Revista Belas Artes, 12(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/260