LUMINÁRIAS BRASILEIRAS: A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO ARTESANATO PARA O DESIGN BRASILEIRO DE ILUMINAÇÃO
Palavras-chave:
Luminárias, Artesanato, Matéria prima, Conceito, Técnicas, IluminaçãoResumo
O artigo a seguir aborda uma análise sobre a utilização de matérias primas regionais e técnicas construtivas artesanais ou semi artesanais na fabricação de luminárias brasileiras. Discorre sobre o artesanato brasileiro (citando alguns exemplos de luminárias desenvolvidas em distintas regiões do Brasil, com as suas respectivas características), sobre o mercado de iluminação referente a este tipo de produto, e apresenta fatos levantados em entrevistas com designers ou empresas que trabalham ou trabalharam com o desenvolvimento de luminárias artesanais. Tendo como objetivo uma investigação sobre os diferentes aspectos e tipos de contribuições (culturais, sociais, financeiro, tecnológico e ecológico) que o desenvolvimento de uma luminária elaborada a partir do uso do artesanato brasileiro pode atribuir ao Design Brasileiro de Iluminação.
Referências
BRANDÃO, M et al. Brasil Faz Design: Design e madeiras do Brasil. São Paulo: BFD, 2000.
CALAZANS, Thiago. Designers e índios do Acre criam luminárias baseadas na cultura Yawanawá. UOL Mulher, 2013. Disponível em: http://mulher.uol.com.br/casa-e- decoracao/album/2013/04/11/designers-e-indios-do-acre-criam-luminarias-baseadas-na- cultura-yawanawa.htm>. Acesso em: 26 mai. 2013 20:50.
CASTRO, Anna Carolina. Luminária Marajoara. 2013. 13 f. Trabalho Acadêmico da disciplina Automação, Tecnologia LED e Luminárias Especiais. (Pós Graduação em Light Design) – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, 2013.
GNACCARINI, I et al. Brasil Faz Design. 5a ed. São Paulo: BFD, 2002.
LAY-ANG, Giorgia. Carnaúba. Brasil Escola, 2011.
ROCHA, Marina. Setor de Iluminação tem bom faturamento. JornalO Fluminense. 25 ago. 2013.
SANTANA, Ana Lucia. História da Renda. Info Escolas, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Carolina Carvalho de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0