LUMINÁRIAS BRASILEIRAS: A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO ARTESANATO PARA O DESIGN BRASILEIRO DE ILUMINAÇÃO

Autores

  • Anna Carolina Carvalho de Castro Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Luminárias, Artesanato, Matéria prima, Conceito, Técnicas, Iluminação

Resumo

O artigo a seguir aborda uma análise sobre a utilização de matérias primas regionais e técnicas construtivas artesanais ou semi artesanais na fabricação de luminárias brasileiras. Discorre sobre o artesanato brasileiro (citando alguns exemplos de luminárias desenvolvidas em distintas regiões do Brasil, com as suas respectivas características), sobre o mercado de iluminação referente a este tipo de produto, e apresenta fatos levantados em entrevistas com designers ou empresas que trabalham ou trabalharam com o desenvolvimento de luminárias artesanais. Tendo como objetivo uma investigação sobre os diferentes aspectos e tipos de contribuições (culturais, sociais, financeiro, tecnológico e ecológico) que o desenvolvimento de uma luminária elaborada a partir do uso do artesanato brasileiro pode atribuir ao Design Brasileiro de Iluminação.

Biografia do Autor

Anna Carolina Carvalho de Castro, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-Graduada em Light Design (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Arquiteta e Urbanista

Referências

BRANDÃO, M et al. Brasil Faz Design: Design e madeiras do Brasil. São Paulo: BFD, 2000.

CALAZANS, Thiago. Designers e índios do Acre criam luminárias baseadas na cultura Yawanawá. UOL Mulher, 2013. Disponível em: http://mulher.uol.com.br/casa-e- decoracao/album/2013/04/11/designers-e-indios-do-acre-criam-luminarias-baseadas-na- cultura-yawanawa.htm>. Acesso em: 26 mai. 2013 20:50.

CASTRO, Anna Carolina. Luminária Marajoara. 2013. 13 f. Trabalho Acadêmico da disciplina Automação, Tecnologia LED e Luminárias Especiais. (Pós Graduação em Light Design) – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, 2013.

GNACCARINI, I et al. Brasil Faz Design. 5a ed. São Paulo: BFD, 2002.

LAY-ANG, Giorgia. Carnaúba. Brasil Escola, 2011.

ROCHA, Marina. Setor de Iluminação tem bom faturamento. JornalO Fluminense. 25 ago. 2013.

SANTANA, Ana Lucia. História da Renda. Info Escolas, 2011.

Downloads

Publicado

11-12-2023

Como Citar

Castro, A. C. C. de. (2023). LUMINÁRIAS BRASILEIRAS: A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO ARTESANATO PARA O DESIGN BRASILEIRO DE ILUMINAÇÃO. Revista Belas Artes, 12(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/257