A LUZ É A ARQUITETURA
Palavras-chave:
Luz, Natural, Artificial, Arquitetura, Conceito, PartesResumo
Entender e propor a luz como arquitetura, sendo parte integrante da concepção projetual, tendo em vista buscar o uso da iluminação natural como elemento diferenciador e único de cada projeto. São citados exemplos de elementos arquitetônicos que possibilitam a integração das duas partes, e que podem promover a sensação da luz simbólica no ambiente. Se encararmos a luz como reveladora da matéria, poderemos analisar a força com que a luz produz uma qualidade emocional no espaço, que deve ser aproveitada para desenhar as aberturas da arquitetura. Desse modo, obteremos a valorização do projeto como um todo.
Referências
ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Projeto 02h13min. 02-001. Iluminação natural - Parte 1: Conceitos básicos e definições. 2003. Acesso realizado pelo sistema Target GETWEB de uso exclusivo de FEBASP A/C em 06/03/2012.
BARNABÉ, Paulo Marcos Mottos. A Poética da Luz Natural na Obra de Oscar Niemeyer. Londrina, 2002, p. 08.
BARTENBACH. . Acesso em 02 nov. 2013.
FONTES, Marcela de Carvalho. A eficiência energética em projetos luminotécnicos em ambiente residencial. 2011.
LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando. Eficiência Energética na Arquitetura. São Paulo: PRO Livros, 2004.
LEONI, Giovanni. Coleção Folha Grandes Arquitetos Vol. 10. São Paulo, 2011, p. 74.
LEONI, Giovanni. Coleção Folha Grandes Arquitetos Vol. 17. São Paulo, 2011, p. 72.
POGERE, Ângela. Estudo de átrios como elementos condutores de iluminação natural. Florianópolis, 2001, pág.14.
SILVA, Mauri Luiz da. Iluminação: Simplificando o projeto. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
VEJA, edição 2145. 30 de dezembro de 2009. Especial 2010: O ano zero da economia sustentável.
VIANNA, Nelson Solano; GONÇALVES, Joana Carla Soares. Iluminação e Arquitetura. São Paulo: Geros S/C LTDA, 2004.
Vitral. Disponível em: . Acesso em 29 out. 2013. Zamboni, Andrea, Coleção Folha Grandes Arquitetos Vol. 11. São Paulo, 2011, p. 78.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Chaves Brancalhão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0