A MULHER, O BELO E O SUBLIME: ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA NO CINEMA DE ANDREI TARKOVSKY, PARA COMPOSIÇÃO DE OBRA FOTOGRÁFICA “DO AVESSO”

Autores

Palavras-chave:

Feminino, O Espelho (filme), Andrei Tarkovsky, Immanuel Kant, O belo e o sublime, Fotografia, Cores

Resumo

Este estudo é sobre a representação do feminino no cinema de Andrei Tarkovsky. Interpretamos, que a figura feminina tem uma forte relação com a natureza. Elementos, quais como campo aberto, chuva, sons naturalistas e casas, traduzem a imagem da “mulher-maternal”, carregada de espiritualismo e sempre à espera de alguém ou alguma coisa. Sendo assim, elaboramos uma análise da representação da mulher, a partir dos estudos do belo e o sublime de Immanuel Kant como forma de aprofundar conceitos a elaboração do projeto fotográfico Do Avesso realizado no decorrer deste trabalho, onde a mulher é uma figura etérea, distante e insuperável no seu ato de espera, esteticamente consolidada através das cores azul e vermelho.

Biografia do Autor

Camila Fontenele de Miranda, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista em Cinema, TV e Vídeo (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Universidade de Sorocaba)

Referências

TARKOVSKY, Andrei Arsenievitch [1932-86]/ Instantâneos: Tarkovsky (Mostra de Cinema de São Paulo). – São Paulo, Ed. Cosac Naify, 2012.

AUMONT, Jacques A estética do filme. Tradução: Marina Appenzeller. – Campinas SP, Ed. Papirus, 2007.

KANT, Immanuel Observações sobre o sentimento do belo e do sublime : ensaio sobre as doenças mentais. Tradução: Pedro Panarra. – Lisboa. Ed. 70, 2012.

JIMENEZ, Marc O que é estética?Tradução: Fulvia M. L. Moretto. – São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 1999.

TARKOVSKY, Andrei Arsenievitch Diários 1970-1986 . Tradução do original russo : Alexey Lázarev. – Brasil, Ed. Realizações, 2012.

TARKOVSKI, Andrei Arsenievitch Esculpir o tempo. – São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1998.

Solaris. (Солярис), Andrei Tarkovsky. União Soviética, cor, 1972. 166 min.

O Espelho. –Zerkalo, Andrei Tarkovsky. União Soviética, cor e p&b, 1975. 105 min.

Stalker. (Сталкер), Andrei Tarkovsky. União Soviética, Alemanha Oriental, cor, 1979. 163 min.

O Sacrifício. – Offret, Andrei Tarkovsky. Suécia, Reino Unido, França, cor, 1986. 149 min.

Downloads

Publicado

11-12-2023

Como Citar

Miranda, C. F. de. (2023). A MULHER, O BELO E O SUBLIME: ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA NO CINEMA DE ANDREI TARKOVSKY, PARA COMPOSIÇÃO DE OBRA FOTOGRÁFICA “DO AVESSO”. Revista Belas Artes, 12(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/254