A MULHER, O BELO E O SUBLIME: ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA NO CINEMA DE ANDREI TARKOVSKY, PARA COMPOSIÇÃO DE OBRA FOTOGRÁFICA “DO AVESSO”
Palavras-chave:
Feminino, O Espelho (filme), Andrei Tarkovsky, Immanuel Kant, O belo e o sublime, Fotografia, CoresResumo
Este estudo é sobre a representação do feminino no cinema de Andrei Tarkovsky. Interpretamos, que a figura feminina tem uma forte relação com a natureza. Elementos, quais como campo aberto, chuva, sons naturalistas e casas, traduzem a imagem da “mulher-maternal”, carregada de espiritualismo e sempre à espera de alguém ou alguma coisa. Sendo assim, elaboramos uma análise da representação da mulher, a partir dos estudos do belo e o sublime de Immanuel Kant como forma de aprofundar conceitos a elaboração do projeto fotográfico Do Avesso realizado no decorrer deste trabalho, onde a mulher é uma figura etérea, distante e insuperável no seu ato de espera, esteticamente consolidada através das cores azul e vermelho.
Referências
TARKOVSKY, Andrei Arsenievitch [1932-86]/ Instantâneos: Tarkovsky (Mostra de Cinema de São Paulo). – São Paulo, Ed. Cosac Naify, 2012.
AUMONT, Jacques A estética do filme. Tradução: Marina Appenzeller. – Campinas SP, Ed. Papirus, 2007.
KANT, Immanuel Observações sobre o sentimento do belo e do sublime : ensaio sobre as doenças mentais. Tradução: Pedro Panarra. – Lisboa. Ed. 70, 2012.
JIMENEZ, Marc O que é estética?Tradução: Fulvia M. L. Moretto. – São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 1999.
TARKOVSKY, Andrei Arsenievitch Diários 1970-1986 . Tradução do original russo : Alexey Lázarev. – Brasil, Ed. Realizações, 2012.
TARKOVSKI, Andrei Arsenievitch Esculpir o tempo. – São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1998.
Solaris. (Солярис), Andrei Tarkovsky. União Soviética, cor, 1972. 166 min.
O Espelho. –Zerkalo, Andrei Tarkovsky. União Soviética, cor e p&b, 1975. 105 min.
Stalker. (Сталкер), Andrei Tarkovsky. União Soviética, Alemanha Oriental, cor, 1979. 163 min.
O Sacrifício. – Offret, Andrei Tarkovsky. Suécia, Reino Unido, França, cor, 1986. 149 min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Fontenele de Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0