FOTOGRAFIA – ENSINAR? APRENDER?
Palavras-chave:
fotografia, poética, educaçãoResumo
Ensina-se fotografia hoje? Aprende-se fotografia hoje? Estas perguntas são a chave para a argumentação acerca do ensinar e também aprender fotografia atualmente. Uma vez que o equipamento fotográfico não é mais o meio exclusivo para “tirar uma foto”, a linguagem fotográfica torna-se a estrutura que direciona o fazer poético. Talvez a poética desta linguagem seja a diferença – o que a faz em desenvolvimento, portanto uma linguagem dinâmica. Não importa mais as regras ortodoxas definidas por fotógrafos consagrados no último século, ao contrário, a sua aproximação e inserção no universo das artes é coautora desta diferença. O paper baseia-se na experiência em ensinar/aprender fotografia nos últimos quinze anos em cursos nas áreas de artes e de comunicação, bem como em desenvolver trabalhos fotográficos autorais.
Referências
ARBUS, Diane. Diane Arbus: An Aperture Monograph. New York: Aperture Foundation, Inc., 1973.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas; v. 1).
BRAVO, Manuel Álvarez. La Mirada de Manuel Álvarez Bravo. México: Gráfica, Creatividad y Diseño, 2002.
CALLE, Sophie. Sophie Calle M’AS – TU VUE. Paris: Éditions du Centre Pompidou/Éditions Xavier Barral, 2003.
CARTIER-BRESSON, Henry. O imaginário segundo a natureza. Tradução de Renato Aguiar. Portugal: Editorial Gustavo Gili, SL., 2004.
COTTON, Charlotte. A Fotografia como Arte Contemporânea. Tradução de Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. (Coleção arte&fotografia).
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2010. (Coleção Todas as Artes).
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. (Coleção arte&fotografia).
FATORELLI, Antonio; BRUNO, Fernanda (org.). Limiares da imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.
FRIED, Michael. Why Photography matters as art as never before. New Haven/Londo: Yale University Press, 2010.
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a Fotografia – Para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D’Água, 1998.
KRAUSS, Rosalind E. Cindy Sherman 1975-1993. New York: Rizzoli, 1993. ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac: São Paulo, 2009.
WOODMAN, Francesca. Francesca Woodman. Organização de Corey Keller. São Francisco: Museum of Modern Art, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvia Helena Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0