DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS POR MEIO DA SWOTCOM

Autores

  • Marcélia Lupetti Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Planejamento, Comunicação, Objetivos, Estratégias, SWOT

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o aperfeiçoamento dos procedimentos para a elaboração de um planejamento de comunicação organizacional, principalmente ao que tange a definição de objetivos e estratégias. Com base no referencial teórico e nos modelos de análises do marketing criou-se um modelo tipológico, que pode ser testado em uma organização. As contribuições oriundas da investigação permitiram a elaboração de um modelo estrutural piloto do planejamento da comunicação organizacional. A metodologia adotada compreendeu as características do Estudo de Caso. Quatro etapas foram concebidas: A primeira consistiu no levantamento do referencial teórico; a segunda contemplou a criação de um modelo tipológico. A terceira compreendeu a pesquisa de campo em organizações e a quarta e última etapa consistiu na criação de um modelo estrutural piloto capaz de atender os objetivos propostos e que ora é apresentado aqui. Os resultados demonstraram ainda no modelo tipológico, a exequibilidade do nosso experimento. Com ele foi possível demonstrar que objetivos e estratégias comunicacionais podem ser definidos com base em análises qualitativas e quantitativas, a exemplo dos modelos de análise de marketing.

Biografia do Autor

Marcélia Lupetti, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

BOONE, Louis E, & KURTZ, David L. (1998) Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC

GRACIOSO, Francisco. (2002) Propaganda: engorda e faz crescer a pequena empresa. São Paulo: Atlas.

KOTLER, Philip & KELLER, Kevin. (2006) Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

KUNSCH, Margarida M.K. (2003) Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus.

LUPETTI, Marcélia. (2007) Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Thomson.

MARTINS, Zeca. (2004) Propaganda é isso aí!: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Atlas.

McDONALD, Malcolm. (1989) Tem barriers to marketing planning. Journal of Marketing Management, v.5, n.1. Apud CAPOMAR, Marcos Cortez & IKEDA Ana Akemi (2006). O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva.

McDONALD, Malcolm. (2004) Planos de Marketing: planejamento e gestão estratégica: como criar e implementar. Rio de Janeiro: (Campus) Elsevier.

OGDEN, James R. (2002) Comunicação Integrada de Marketing. São Paulo: Prentice Hall.

OGDEN, James R. e CRESCITELLI, Edson (2007) Comunicação Integrada de Marketing. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

PINHEIRO, Duda.(2005) Comunicação integrada de marketing: gestão dos elementos de comunicação: suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. São Paulo: Atlas.

POLIZEI, Eder. (2005) Plano de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

PREDEBON, José (org.)( 2004) Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas.

PREDEBON, José (2000) Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas.

SEMENIK, Richard J. & BAMOSSY, Gary. (1995) Princípios de marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron Books.

SEMENIK, Richard J. (2002) Promotion and integrated marketing communications. Ohio, US: South-Western – Thomson Learning.

STEVENS, Robert E., WRENN, Bruce (et. all) (2001) Planejamento de marketing. São Paulo: Pearson.

WESTWOOD, John. (1997) O plano de marketing. São Paulo: Makron Books. YANAZE, Mitsuru Higuchi. (2007) Gestão de Marketing e Comunicação. São Paulo: Saraiva.

YANAZE, Mitsuru Higuchi, FREIRE, Otávio, SENISE, Diego. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul, SP: Difusão.

BALMER, John; WILSON, Alan. Corporate identity and the myth of the single company culture. International Centre for Corporate Identity Studies., apud FASCIONI, Ligia Cristina. (2006) Indicadores para avaliação da imagem corporativa das empresas de base tecnológica, instaladas na Grande Florianópolis baseados nas análises das percepções gráfica e verbal utilizando lógica difusa. Florianópolis: UFSC, 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Programa de Pós-graduação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. Disponível em http://www.ligiafascioni.com.br/ligia/upload/ arquivo/tese_ligia_fascioni.pdf. Acesso em 29.11.2009.

LUPETTI, Marcélia. Planejamento de Comunicação Organizacional: uma releitura da estrutura, enriquecida pelos modelos de análise de marketing. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação), ECA/USP. Acessado em 22.03.2011 e disponível, em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-02082010-183222/fr.php

Downloads

Publicado

11-12-2023

Como Citar

Lupetti, M. (2023). DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS POR MEIO DA SWOTCOM. Revista Belas Artes, 11(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/243