PARQUES LINEARES: MESMA TEMÁTICA, NOVOS PROGRAMAS
Palavras-chave:
parque linear, espaço público, São PauloResumo
A partir da apresentação de uma conceituação da relação do homem vs. natureza, esta pesquisa se dedica a apresentar o surgimento dos parques lineares, no cenário urbano das cidades do século XX, apresentando o trabalho do arquiteto paisagista Frederick Law Olmsted e o trabalho de Saturnino de Brito. O artigo apresenta uma relação entre os cenários urbanos desenhados sobre o tecido urbano nas cidades de Boston e São Paulo e aponta diretrizes sobre os necessários ajustes de programa para que se possa construir a paisagem contemporânea em consonância as principais pesquisas e preocupações ambientais mundiais. O resgate do espaço público deve apresentar conceituação sócio - ambiental adequada a introduzir adequadamente as questões relacionadas a produção de energia e controle de enxurradas nos espaços urbanos, contemplando as cidades com paisagens interessantes e instigantes.
Referências
BROCANELI, Pérola Felipette. O ressurgimento das águas na paisagem paulistana: fator fundamental para a cidade sustentável. 2007. Tese (Doutorado em Paisagem e Ambiente) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: . Acesso em: 2013-10-14.
LAURIE, Michael. An introduction to landscape architecture. New York: Pitman, 1978.
QUILFEN, Jean-Noël. Máquina biológica. Revista Arquitetura e Vida, Lisboa, n. 73, p. 58- 63, jul./ago. 2006.
REIS FILHO, Nestor Goulart. São Paulo: vila, cidade metrópole. São Paulo: Prefeitura do Município de São Paulo: BankBoston, 2004.
SARAIVA, Maria da Graça Amaral. O rio como paisagem: gestão de corredores fluviais no quadro do ordenamento do território. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
SPIRN, Anne Whiston. O jardim de granito. São Paulo: Edusp, 1995.
SUN, Alex. Água e paisagem: questões de paisagismo em torno de um reservatório de abastecimento na Grande São Paulo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pérola Felipette Brocaneli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0