PARQUES LINEARES: MESMA TEMÁTICA, NOVOS PROGRAMAS

Autores

  • Pérola Felipette Brocaneli Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

parque linear, espaço público, São Paulo

Resumo

A partir da apresentação de uma conceituação da relação do homem vs. natureza, esta pesquisa se dedica a apresentar o surgimento dos parques lineares, no cenário urbano das cidades do século XX, apresentando o trabalho do arquiteto paisagista Frederick Law Olmsted e o trabalho de Saturnino de Brito. O artigo apresenta uma relação entre os cenários urbanos desenhados sobre o tecido urbano nas cidades de Boston e São Paulo e aponta diretrizes sobre os necessários ajustes de programa para que se possa construir a paisagem contemporânea em consonância as principais pesquisas e preocupações ambientais mundiais. O resgate do espaço público deve apresentar conceituação sócio - ambiental adequada a introduzir adequadamente as questões relacionadas a produção de energia e controle de enxurradas nos espaços urbanos, contemplando as cidades com paisagens interessantes e instigantes.

Biografia do Autor

Pérola Felipette Brocaneli, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Arquiteta e Urbanista com doutorado em Paisagem e Ambiente (FAU-USP)

Referências

BROCANELI, Pérola Felipette. O ressurgimento das águas na paisagem paulistana: fator fundamental para a cidade sustentável. 2007. Tese (Doutorado em Paisagem e Ambiente) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: . Acesso em: 2013-10-14.

LAURIE, Michael. An introduction to landscape architecture. New York: Pitman, 1978.

QUILFEN, Jean-Noël. Máquina biológica. Revista Arquitetura e Vida, Lisboa, n. 73, p. 58- 63, jul./ago. 2006.

REIS FILHO, Nestor Goulart. São Paulo: vila, cidade metrópole. São Paulo: Prefeitura do Município de São Paulo: BankBoston, 2004.

SARAIVA, Maria da Graça Amaral. O rio como paisagem: gestão de corredores fluviais no quadro do ordenamento do território. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

SPIRN, Anne Whiston. O jardim de granito. São Paulo: Edusp, 1995.

SUN, Alex. Água e paisagem: questões de paisagismo em torno de um reservatório de abastecimento na Grande São Paulo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1985.

Downloads

Publicado

11-12-2023

Como Citar

Brocaneli, P. F. (2023). PARQUES LINEARES: MESMA TEMÁTICA, NOVOS PROGRAMAS. Revista Belas Artes, 10(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/241